A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

29/01/2012 14:50

Vazamento de esgoto em avenida do Tiradentes provoca indignação

Elverson Cardozo

Sem ter para onde ir, água “podre” retorna para as casas e provoca mau cheiro. Segundo moradores, situação é antiga e piora toda vez que chove.

 Vazamento de esgoto em avenida do Tiradentes provoca indignação

“Qualidade zero”. Foi com essas palavras que a aposentada Jane Nogueira de Macedo, 66 anos, definiu o serviço de esgoto que recebe em sua residência há mais de 10 anos. Com chuva ou sem chuva a situação já virou rotina: Moradores do bairro Tiradentes são obrigados a conviver com o mau cheiro e o risco de contaminação todos os dias, isto porque, em uma das principais avenidas do bairro, a José Nogueira Vieira, o esgoto vaza e chega a invadir residências.

Entre as ruas San Martin e Diva Ferreira, a situação é ainda pior. No local, há pelo menos três bocas de lobo com problemas de infiltração. Moradora do bairro desde 2000, a assistente social Franciele Degomar, de 23 anos, está inconformada.

A casa da jovem fica nos fundos de uma igreja, localizada na esquina da avenida Oceania com a José Nogueira Vieira, ao lado do asilo São João Bosco. Quando chove, a água se mistura a dejetos do esgoto e inunda o pátio da congregação.

Franciele reclama da situção. (Foto: Simão Nogueira)Franciele reclama da situção. (Foto: Simão Nogueira)

E não é só isso. A “podridão”, que deveria permanecer nas tubulações, retorna para dentro da casa. “Quando chove, sai água pelo ralo do nosso banheiro e a gente não pode nem tomar banho”, relatou Franciele.

Segundo moradores e comerciantes da região, várias reclamações já foram feitas ao órgão responsável, mas até agora nada foi feito.

A assistente social relata que o problema incomoda tanto que chegou a provocar desconfiança entre os vizinhos. “Denunciaram meu pai e quase fomos multados porque pensaram que a gente tinha fossa”, contou.

Além disso, a situação reflete na qualidade de vida dos moradores. Franciele disse que já perdeu 3 quilos porque às vezes, devido ao mau cheiro, não consegue se alimentar. “Você acaba tendo que conviver com isso em um bairro que não é favela”.

Como o esgoto correndo praticamente a céu aberto, a proprietária de um Petshop localizado na mesma avenida fica desconcerta toda vez que clientes chegam e questionam sobre o mau cheiro.

“A gente tem que dar uma explicação”, contou Francisca Viana Bezerra, de 68 anos.

Proprietária de Petshop mostra compartimento onde água de esgoto retorna. (Foto: Simão Nogueira)Proprietária de Petshop mostra compartimento onde água de esgoto retorna. (Foto: Simão Nogueira)

Com duas contas de água, que juntas somam quase R$ 1 mil, a aposentada Jane Nogueira, que mantém uma loja de roupas em frente à casa onde mora – na rua Diva Ferreira -, enfrenta o mesmo problema. “Eu fico com vergonha”, disse.

Jane afirma que não faz questão de pagar, mas o que quer é um serviço de qualidade. Na casa dela a água do esgoto também retorna pela tubulação e provoca transtornos. “Sai na pia do banheiro”, contou.

Questionada se já procurou solução para o problema, a aposentada foi enfática. “O bairro inteiro liga”, disse. “Nós estamos sofrendo”, finalizou.

O Campo Grande News procurou a assessoria de comunicação da Águas Guarirobas, concessionária de serviços públicos de água e esgoto de Campo Grande, mas não conseguiu contato.

Água de esgoto chega a invadir residências. (Foto: Simão Nogueira)Água de esgoto chega a invadir residências. (Foto: Simão Nogueira)
Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


Tenho vergonha de ter cedido esta entrevista EU DEVERIA TER HONRA MAS O PROBLEMA SÓ FEZ PIORAR Hoje sou mãe e nada! Continua a mesma coisa.E tenho que ter na mídia minha imagem vinculada a esta pouca vergonha que é o esgoto do Bairro Tiradentes.
 
Franciele De Gomar Martins em 24/01/2014 12:19:00
Isso é trágico para a nossa saúde.
e o pior é que temos que ficar respirando um ar inútil !!!
merecemos um melhoramento em toda essa área da av. josé nogueira vieira
pois temos crianças e idosos morando na região para se preocupar !
tem moradores que não polui essas áreas e acabam pagando um preço !
mas...a prefeitura tem que observar que não é só a afonso-pena que faz parte da cidade.
 
ANA LILIAN RAMOS DOMINGOS MEDEIRO em 06/05/2012 09:56:14
Graças á Deus o Campo Grande News publicou esta matéria pra deixar claro a situação que enfrentamos.
Agradeço ao jornalista Elverson pela atenção e aos moradores que tiveram coragem de falar do problema como eu.

A.S Franciele De Gomar
 
Franciele De Gomar em 02/02/2012 03:34:13
É o q dá privatiza tudo, as empresas demitem pagam mal e ainda trabalha mal e os orgaos nao cobram nada, simplesmente passam para frente o problema...só cobram dos usuarios e benfeitorias nada.
 
sonia helena lino em 30/01/2012 10:11:17
Agora com o Campograndenews na cola quero ver se esse povo não da um geito...isso mesmo têm de denuciar, a gente paga com caro...70% da conta da a´gua é esgoto!!!!
 
jane oliveira em 30/01/2012 09:09:01
Esse é o trabalho maquiado e eleitoreiro que nos apresentam...
 
Melchi Hiran em 30/01/2012 07:08:35
EU ME SOLIDARIZO COM O PROBLEMA DO PESSOAL DO TIRADENTES, POIS É A MESMA SITUAÇÃO QUE ESTAMOS VIVENDO AQUI NO BAIRRO SANTO AMARO.
ESTAO PASSANDO A REDE DE ESGOTO EM NOSSO BAIRRO, NEM TERMINARAM A OBRA JA TEM TUBULAÇÕES QUE FORAM ROMPIDAS E O ESGOTO AQUI CORRE CEU ABERTO. A GENTE LIGA NA AGUAS ELES FALAM QUE VAO RESOLVER PROBLEMA E JA TEM MAIS DE MES QUE O ESGOTO CORRE E NINGUEM VEM RESOLVER....
 
UBALDO CORDOBA em 29/01/2012 10:32:49
Se o problema fosse só esgoto, nesta mesma Rua Jose Nogueira Vieira tem o Posto de Saude, quando chove simplemente tem-se uma lagoa em frente o Posto com a Rua Sebastiao dos Santos que não é asfaltada, dai é só lama e agua empossada. Triste mas é verdade, em frente a um Posto de Saude (lama).
 
Robeson Oliveira em 29/01/2012 08:04:30
indignada fico eu com a população que não ajuda a zelar pela limpeza se observar na 1ª foto tem garrafa, tem lixo e querem achar um costa larga para ser o responsável. Olha se tem areá verde nessas casa para escoar a aguá?... tudo bem que tem algumas coisas que precisa ser melhorada...que foi feito nas coxas como diz o ditado, mas nem tudo é culpa do prefeito.
 
elaine estadulho em 29/01/2012 06:22:50
Sou moradora do bairro a 2 anos, moro na Rua Diva Ferreira, e a cada chuva a situação piora, pois a rua não é asfaltada e a água fica toda empoçada na porta da minha casa, o cheiro é insuportável. Não tivemos nenhuma ação de melhoria na rua para ver se ameniza a situação, mas aumento de IPTU vem todo ano.
 
fabiana vanessa franchin padilha em 29/01/2012 05:44:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions