ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Vazamento de esgoto em avenida do Tiradentes provoca indignação

Elverson Cardozo | 29/01/2012 14:50

Sem ter para onde ir, água “podre” retorna para as casas e provoca mau cheiro. Segundo moradores, situação é antiga e piora toda vez que chove.

 Vazamento de esgoto em avenida do Tiradentes provoca indignação

“Qualidade zero”. Foi com essas palavras que a aposentada Jane Nogueira de Macedo, 66 anos, definiu o serviço de esgoto que recebe em sua residência há mais de 10 anos. Com chuva ou sem chuva a situação já virou rotina: Moradores do bairro Tiradentes são obrigados a conviver com o mau cheiro e o risco de contaminação todos os dias, isto porque, em uma das principais avenidas do bairro, a José Nogueira Vieira, o esgoto vaza e chega a invadir residências.

Entre as ruas San Martin e Diva Ferreira, a situação é ainda pior. No local, há pelo menos três bocas de lobo com problemas de infiltração. Moradora do bairro desde 2000, a assistente social Franciele Degomar, de 23 anos, está inconformada.

A casa da jovem fica nos fundos de uma igreja, localizada na esquina da avenida Oceania com a José Nogueira Vieira, ao lado do asilo São João Bosco. Quando chove, a água se mistura a dejetos do esgoto e inunda o pátio da congregação.

Franciele reclama da situção. (Foto: Simão Nogueira)
Franciele reclama da situção. (Foto: Simão Nogueira)

E não é só isso. A “podridão”, que deveria permanecer nas tubulações, retorna para dentro da casa. “Quando chove, sai água pelo ralo do nosso banheiro e a gente não pode nem tomar banho”, relatou Franciele.

Segundo moradores e comerciantes da região, várias reclamações já foram feitas ao órgão responsável, mas até agora nada foi feito.

A assistente social relata que o problema incomoda tanto que chegou a provocar desconfiança entre os vizinhos. “Denunciaram meu pai e quase fomos multados porque pensaram que a gente tinha fossa”, contou.

Além disso, a situação reflete na qualidade de vida dos moradores. Franciele disse que já perdeu 3 quilos porque às vezes, devido ao mau cheiro, não consegue se alimentar. “Você acaba tendo que conviver com isso em um bairro que não é favela”.

Como o esgoto correndo praticamente a céu aberto, a proprietária de um Petshop localizado na mesma avenida fica desconcerta toda vez que clientes chegam e questionam sobre o mau cheiro.

“A gente tem que dar uma explicação”, contou Francisca Viana Bezerra, de 68 anos.

Proprietária de Petshop mostra compartimento onde água de esgoto retorna. (Foto: Simão Nogueira)
Proprietária de Petshop mostra compartimento onde água de esgoto retorna. (Foto: Simão Nogueira)

Com duas contas de água, que juntas somam quase R$ 1 mil, a aposentada Jane Nogueira, que mantém uma loja de roupas em frente à casa onde mora – na rua Diva Ferreira -, enfrenta o mesmo problema. “Eu fico com vergonha”, disse.

Jane afirma que não faz questão de pagar, mas o que quer é um serviço de qualidade. Na casa dela a água do esgoto também retorna pela tubulação e provoca transtornos. “Sai na pia do banheiro”, contou.

Questionada se já procurou solução para o problema, a aposentada foi enfática. “O bairro inteiro liga”, disse. “Nós estamos sofrendo”, finalizou.

O Campo Grande News procurou a assessoria de comunicação da Águas Guarirobas, concessionária de serviços públicos de água e esgoto de Campo Grande, mas não conseguiu contato.

Água de esgoto chega a invadir residências. (Foto: Simão Nogueira)
Água de esgoto chega a invadir residências. (Foto: Simão Nogueira)
Nos siga no Google Notícias