A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

17/12/2017 10:28

Ventania derruba árvore, danifica casa e fecha rua no Marcos Roberto

Também houve quedas de árvores na Rua Albert Sabin, na Rua Waldemar Moesch e na Avenida Fábio Zahran com a Tônico de Carvalho

Viviane Oliveira e Kleber Clajus
Bombeiros retirando a árvore que caiu sobre portão da igreja e fechou a rua, no Bairro Marcos Roberto (Foto: Marcos Ermínio) Bombeiros retirando a árvore que caiu sobre portão da igreja e fechou a rua, no Bairro Marcos Roberto (Foto: Marcos Ermínio)

Chuva fraca com ventos de 57,5 km/h causou transtornos em algumas regiões de Campo Grande, por volta das 22h de ontem (16). No Bairro Marcos Roberto, por exemplo, na Rua Ceres, a queda de uma árvore sobre o padrão de energia deixou a comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus sem luz.

A árvore atingiu a estrutura do portão, cerca elétrica, padrão de energia, além de obstruir a rua. A coordenadora da comunidade, Joana Ana Mariano da Silva, 60 anos, contou que ontem à noite recebeu a ligação de um menino de 9 anos informando sobre a situação. Ela afirma que a planta já estava condenada.

Mesmo sem energia, a missa ocorreu normalmente com cerca de 100 fiéis presentes. “A luz natural da igreja é boa. Os cânticos foram embalados ao som de um violão”, diz. A bióloga Maria de Fátima Pereira, 59 anos, também participou da celebração neste domingo e a falta de energia foi apenas um detalhe. “Para Deus não há problema. O importante é que a luz dele esteja dentro da gente”.

Segundo o aposentado Joel Ferreira, 79 anos, vizinho da comunidade, a árvore estava torta e podre. “Não tinha como ela ficar em pé. Estava avisando que ia cair”, afirma. A Energisa - concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul - foi chamada para fazer os reparos.

Também houve quedas de árvores na Rua Albert Sabin com a Avenida Roseira, na Rua Waldemar Moesch, na Vila Neusa e na Avenida Fábio Zahran com a Tônico de Carvalho, no Bairro Amambaí.

Galho de árvore na Fábio Zahran (Foto: Marcos Ermínio) Galho de árvore na Fábio Zahran (Foto: Marcos Ermínio)
Árvore obstruí para da Rua Albert Sabin (Foto: Humberto Marques) Árvore obstruí para da Rua Albert Sabin (Foto: Humberto Marques)

Orientação - A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e levou cerca de 1 hora para liberar a rua. O sargento Justilho Arguelho, recomendou que em casos como esse o Corpo de Bombeiros deve ser acionado assim que ocorrer a queda, pois pode apresentar risco a veículos e pedestre. Muitas vezes a árvore fica energizada porque cai e leva junto fios da rede de alta tensão.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados a tomada.

Chuvas - Conforme Helena Balbino, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as pancadas de chuva no período da tarde e começo da noite devem continuar nos próximos dias, principalmente no sul do Estado. “É uma chuva típica do verão”, diz.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions