ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas

Nyelder Rodrigues | 16/12/2017 18:10

O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (15) pela vice-governadora Rose Modesto (PSDB).

Ela visitou a Escola Estadual Aracy Eudociak, no bairro Jardim Tijuca, em Campo Grande, e lá viu a reforma realizada por detentos do regime semiaberto. O programa já reformou mais de 10% das escolas.

Além disso, a iniciativa gerou uma economia de cerca de R$ 5 milhões para os cofres públicos. A vice-governadora se emocionou, considerando que já foi professora na unidade escolar e para ela a reforma se fazia necessária e urgente.

"A função de juiz não seria pensar em Políticas Públicas, esta é uma função dos governos, mas ele foi além. Nesta vida, se nós não formos além, não conseguimos transformar, primeiro a nós mesmos, depois as outras pessoas, como os alunos, os professores e os próprios detentos", comentou Rose ao falar sobre o juiz Albino Coimbra, idealizador do programa.

Aos 22 detentos que trabalham na obra, a Rose enfatizou que todos podem errar, mas se tiverem a oportunidade de se redimir, por voltar a sonhar. "Às vezes, o próprio sistema não dimensiona o quanto é importante o que está acontecendo aqui nesta escola e já aconteceu em outras", concluiu a vice-governadora.

Obra – A reforma e revitalização começou em meados de novembro deste ano, com o trabalho de 22 detentos do presídio agroindustrial da Gameleira, e tem investimentos de R$ 372 mil – todo o valor pago com o dinheiro descontado do salário dos presos que trabalham dentro e fora do presídio.

A escola terá suas instalações elétricas e hidráulicas refeitas, a cozinha readaptada, a acessibilidade garantida, o forro das 11 salas de aula trocados, além de uma nova minibiblioteca para os alunos. O término dos trabalhos de reforma e revitalização da Escola Estadual Aracy Eudociak está previsto para o começo do ano de 2018.

Nos siga no Google Notícias