Vigilância pede cuidado com procedimento estético e outros presentes para mães
Profissionais sem formação adequada e cosméticos não certificados, por exemplo, oferecem riscos à saúde
Com a proximidade do Dia das Mães e várias ofertas de produtos ou serviços de beleza surgindo para presenteá-las, a Vigilância Sanitária de Campo Grande lançou a campanha "Presente seguro é presente de amor".
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Vigilância Sanitária de Campo Grande lançou a campanha "Presente seguro é presente de amor", alertando sobre os riscos de produtos e serviços estéticos não regularizados. A iniciativa surge próxima ao Dia das Mães, período marcado por ofertas de procedimentos e produtos de beleza. Em Campo Grande, mais de 30 clínicas de estética estão sob investigação do Ministério Público por irregularidades sanitárias. A Vigilância orienta consumidores a verificarem registros na Anvisa, validade e procedência dos produtos, além de exigirem licença sanitária em estabelecimentos de beleza.
O objetivo é orientar sobre o risco sério que presentes não regularizados ou não certificados pela Vigilância oferecem à saúde e os danos que podem causar à aparência.
Procedimentos estéticos como harmonização facial e preenchimento labial, por exemplo, além de cosméticos, perfumes e outros serviços de beleza vendidos por clínicas de estética não autorizadas ou sem controle sanitário, podem até levar à morte. Outras complicações possíveis são infecções, alergias e hematomas.
“É muito comum nessa época vermos uma grande variedade de produtos à venda, especialmente em promoções tentadoras. Mas nem tudo o que parece ser um bom negócio é seguro. Por isso, estamos reforçando a necessidade de verificar rótulos, registros, prazos de validade e a procedência de cada item”, destaca a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Renata Sanches.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, afirma que o órgão público faz sua parte ao fiscalizar, mas que a conscientização da população também é importante.
“A Vigilância faz sua parte com fiscalização e orientação, mas o consumidor consciente é nosso maior aliado. Essa campanha é um convite para pensarmos além da embalagem: será que o presente que escolhi é seguro? Será que foi feito com responsabilidade?”, diz.
Investigações e prisão na Capital - Mais de 30 clínicas de estética na Capital, inclusive localizadas em bairros nobres, são investigadas pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) por não cumprirem normas sanitárias e possivelmente terem aplicado produtos vencidos ou sem procedência em pacientes.
Há duas semanas, uma esteticista chegou a ser presa pela Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) por exercício ilegal da profissão, induzir cliente a erro e expor pessoas atendidas a riscos. Ela atendia em uma clínica clandestina localizada no Bairro Piratininga.
Cuidados - Veja o que a Vigilância Sanitária orienta a considerar na hora de escolher um presente:
- Cosméticos e produtos de higiene pessoal devem ter registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), embalagem íntegra e informações sobre uso e composição;
- Alimentos e bebidas devem ser produzidos em locais higienizados com ingredientes adequados e identificação da origem;
- Suplementos e itens de bem-estar como vitaminas e óleos essenciais exigem atenção à validade e à regularização;
- Serviços de estética e beleza devem ser prestados por profissionais capacitados em ambientes com licença sanitária e equipamentos higienizados;
- Verifique se o produto tem registro na Anvisa no rótulo;
- Consulte a regularização no site consultas.anvisa.gov.br;
- Exija a licença sanitária em salões e clínicas de estética;
- Evite produtos sem rótulo, com informações apagadas ou sem procedência clara;
Em caso de dúvidas, a Vigilância Sanitária Municipal pode ser consultada pelo número (67) 2020-2094.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.