Visitas presenciais em presídios seguem suspensas por mais 15 dias
Dois servidores e cinco presos morreram da doença, outros três óbitos seguem sendo investigados.
Devido ao aumento dos casos de pessoas infectadas com o coronavírus em Mato Grosso do Sul, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), resolveu prorrogar por mais 15 dias a proibição das visitas presenciais nas unidades penais de Regime Fechado em todo o Estado.
A nova medida foi publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial do Estado e deve prevalecer até o dia 11 de maio.
As visitas sociais continuam de modo virtual priorizando o contato familiar durante o cumprimento de pena. As atividades religiosas e ações de instituições cadastradas também seguem interrompidas.
Como cuidado preventivo, por exemplo, novos custodiados passam por triagem preliminar. Em caso de suspeita, o detendo passa por atendimento médico e é isolado.
De acordo com a Agepen, a suspensão está de acordo com diretrizes do Ministério da Saúde, Departamento Penitenciário Nacional e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Do total de casos registrados, MS está entre os sete estados com menor índice de óbitos entre os presos, conforme dados do CNJ.
Segundo dados do boletim diário da Agepen, até o momento 4955 casos foram confirmados de covid-19 dentro de presídios entre detentos e servidores, desde o inicio da pandemia. Dois servidores e cinco presos morreram da doença, outros três óbitos seguem sendo investigados.