ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUARTA  11    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Pai de santo é preso por estuprar fiéis sob pretexto de incorporação espiritual

Crimes teriam ocorrido dentro de um centro de Umbanda na Capital, onde o suspeito exercia liderança religiosa

Por Bruna Marques | 11/02/2026 15:49
Pai de santo é preso por estuprar fiéis sob pretexto de incorporação espiritual
Suspeito é conduzido por policiais civis (Foto: Divulgação / PCMS)

Pai de santo, de 63 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (11), em Campo Grande. Ele é investigado por estupro de vulnerável contra mulheres praticantes da religião em um centro de umbanda da Capital.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um pai de santo de 63 anos foi preso em Campo Grande nesta quarta-feira (11), acusado de estupro de vulnerável. As investigações começaram em novembro de 2025, após o relato de uma vítima que afirmou ter sido abusada aos 12 anos. O líder religioso alegava estar incorporado por uma entidade espiritual para justificar os abusos. Outras duas investigações estão em curso, com relatos de condutas semelhantes.A prisão preventiva foi decretada devido à gravidade dos fatos e à necessidade de proteger as vítimas. Ele foi enquadrado no artigo 217-A do Código Penal, com aumento de pena por exercício de autoridade. Durante a ação, uma espingarda sem documentação foi encontrada, resultando em autuação por posse ilegal de arma. O acusado será encaminhado ao sistema prisional, enquanto a Polícia Civil adotou medidas de proteção às vítimas e realizou exames periciais.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações começaram em novembro de 2025, após o relato de uma das vítimas. Ela afirmou ter sido abusada quando tinha 12 anos. Segundo o depoimento, o líder religioso dizia estar incorporado por uma entidade espiritual e, sob o argumento de realizar trabalhos espirituais, cometia os abusos.

Outras duas investigações estão em andamento. As vítimas relataram condutas semelhantes.

A prisão preventiva foi decretada pelo Poder Judiciário após representação da autoridade policial. A decisão considerou a gravidade dos fatos, a suspeita de reiteração criminosa e a necessidade de garantir a instrução do processo e a proteção das vítimas.

Pai de santo é preso por estuprar fiéis sob pretexto de incorporação espiritual
Interior do centro de umbanda onde o investigado exercia liderança religiosa; no local, a polícia apreendeu uma espingarda sem documentação (Foto: Divulgação / PCMS)

O homem foi levado à sede da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), onde teve a prisão formalizada. Ele foi enquadrado no artigo 217-A, combinado com o artigo 226, inciso II, do Código Penal, que trata de estupro de vulnerável com aumento de pena pelo exercício de autoridade, no caso, na condição de líder religioso.

Durante a ação, uma espingarda foi encontrada no centro espiritual sem documentação. O investigado também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Em interrogatório, ele afirmou que, ao trabalhar incorporado por entidade espiritual, ficaria “totalmente apagado” e não teria consciência do que fazia. A versão será confrontada com as provas reunidas no inquérito.

Após os procedimentos, ele será encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição da Justiça. A Polícia Civil informou que adotou medidas de proteção às vítimas e realizou exames periciais e oitivas de testemunhas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.