ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Carro com radar reforça blitze da PM a partir de segunda

Redação | 05/06/2009 12:25

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) anunciou a volta do veículo de monitoramento eletrônico, denominado Via PK, da Perkons. O carro equipado com radar e monitoramento eletrônico de infrações de trânsito vai reforçar as blitze da Ciptran (Companhia Independente de Polícia de Trânsito) a partir desta segunda-feira (8).

O contrato do órgão com a Perkons prevê a utilização de cinco veículos Via PK. Segundo o diretor-presidente do Detran, Carlos Henrique dos Santos Pereira, o principal objetivo é garantir a segurança dos condutores, ciclistas e pedestres através do reordenamento do trânsito.

O Via PK ficará num local para fazer a leitura das placas dos veículos. Ele verificará débitos e registros de roubo dos carros. Após a análise, os veículos irregulares serão parados por uma blitz montado a uma distância de 200 a 500 metros do local. O objetivo é evitar os congestionamentos ocorridos em julho de 2007, quando os veículos foram testados pela primeira vez.

Nas blitzes serão flagrados apenas os condutores de veículos com excesso de velocidade ou inadimplentes. Esse tipo de operação otimiza e torna mais eficaz o trabalho de fiscalização, além de não incomodar o motorista que está com todos os seus documentos em dia e que circula dentro dos limites de velocidade estabelecidos para a via onde a operação está montada.

Santos Pereira informou que serão dois equipamentos em Campo Grande. Outros dois vão reforçar a fiscalização em Dourados e outros municípios do interior.

Segundo a assessoria do Detran, os condutores inadimplentes (com licenciamento atrasado) serão notificados e terão a Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo recolhido até o pagamento dos débitos. Se posteriormente, o condutor for flagrado dirigindo sem a CRLV, o veículo será recolhido e o condutor será multado (R$ 191,53).

"Esse prazo para o condutor quitar seus débitos mostra que o objetivo do Detran-MS é que o condutor trafegue de acordo com a Lei. Não queremos recolher veículos ou multar os condutores, queremos regularizar a frota do estado", afirmou o diretor-presidente do órgão.

Nos siga no Google Notícias