ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Carta de um dekassegui relata crise e desespero no Japão

Redação | 25/02/2009 12:25

O Campo Grande News recebeu a carta de Alfredo Carvalho, um dekassegui que mora no Japão há 10 anos e relata a situação desoladora dos brasileiros que estão vivendo naquele País, diante da crise econômica mundial e do desemprego. Veja o relato, na íntegra.

"Ainda não estou de partida para o Brasil. Eu e minha esposa ainda temos nosso emprego se bem que ninguém sabe por quanto tempo. Aqui a situação está realmente ruim para muitos.

As fábricas estão dispensando o que pode de estrangeiros, gaijin, como somos chamados. E não é só brasileiros, é gaijin no geral. Por um lado, até entendemos em parte a necessidade deles de preservarem o emprego do nihonjin (japonês).

Por outro, a demora do governo japonês em tomar uma atitude é exasperante até para o próprio povo dele. Tem e muito nihonjin desempregado também. O ano fiscal japonês começa em abril e todo ano o governo fica nesse marasmo de esperar abril para fazer alguma coisa.

Só que a situação este ano é totalmente diferente. Como todos sabem, o governo não se manifesta. Nós assistimos todo dia no telejornal japonês que o governo ainda não tem uma solução, mas está pensando e a partir de abril ele terá uma solução.

Chega a ser cômico, apesar da situação. Quando japonês começa a pensar no que vai fazer, haja paciência para esperar o resultado e se o mesmo virá.

Nos siga no Google Notícias