ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Casos de microcefalia sobem no país; mais um é investigado em MS

Nyelder Rodrigues | 01/03/2016 22:16

Mais um caso de microcefalia está sob investigação em Mato Grosso do Sul, conforme dados divulgados em boletim pela Ministério da Saúde, nessa terça-feira (1). No Brasil, o número aumentou para 641 confirmados e 4.222 são investigados.

No boletim do dia 23 de fevereiro, existia um caso confirmado, o mesmo número do informe dessa terça. O número de casos descartados também segue sendo cinco, aumento apenas os sob investigação, de cinco para seis - e por isso as notificações subiram de 11 para 12.

Já no país, eram 4.107 casos suspeitos de microcefalia sob investigação na semana passada - contra os atuais 4.222 - e 583 confirmados - agora, são 641. Conforme o novo boletim, outras 1.046 notificações foram descartadas.

Os dados foram registrados de 2015 até 27 de fevereiro de 2016. Os casos confirmados ocorreram em 250 municípios, localizados em 15 unidades da federação: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Do total de casos de microcefalia confirmados, 82 foram notificados por critério laboratorial específico para o vírus Zika. Na semana passada, eram 67.

O Ministério da Saúde ressalta, no entanto, que esse dado não representa, adequadamente, todos os casos relacionados ao vírus. A pasta considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês, cujo diagnóstico final foi de microcefalia.

Ainda de acordo com a divulgação, os 1.046 casos descartados apresentaram exames normais ou apresentarem microcefalias e/ou alterações no sistema nervoso central por causas não infecciosas.

O levantamento confirma também 31 mortes causadas por microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outras 96 mortes notificadas continuam em investigação e 12 foram descartadas. As mortes ocorreram após o parto ou durante a gestação.

Nos siga no Google Notícias