ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Cassems assina convênio para levantar dados sobre violência contra a mulher

Amanda Bogo | 13/04/2017 16:37
Solenidade de assinatura do protocolo de intenções, nesta quinta (Foto: Divulgação)
Solenidade de assinatura do protocolo de intenções, nesta quinta (Foto: Divulgação)

A Cassems assinou na manhã desta quinta-feira (13), em parceria com organizações de apoio, protocolo de intenções para o enfrentamento da violência contra as mulheres em Mato Grosso do Sul.

Fazem parte do projeto a Onu Mulheres (Organização das Nações Unidas para as Mulheres), OPAS (Organização Pan-Americana para as Mulheres) e a Xaraés Consultoria e Projetos. Um dos objetivos é desenvolver ações internas e externas para combater e diminuir a violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul e mensurar o impacto da violência no plano de saúde.

A ideia é tornar a Caixa dos Servidores uma referência nacional e internacional na luta.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, pontuou que Mato Grosso do Sul é um dos Estados do país com maior número de agressões contra a mulher. Por isso, diz, a parceria é importante para chamar a atenção ao combate e levantar dados.

"Esta iniciativa tem como maior objetivo destacar para a população a importância de se combater a violência contra a mulher e como nós estamos num Estado onde esse tipo de violência é muito incidente, nós resolvemos pesquisar junto a ONU e a OPAS, qual é a incidência dentro da Cassems e, assim, para avaliar os custos econômicos e sociais da violência contra a mulher. Assim, a gente pode, junto com a sociedade, combater de forma efetiva esse mal que acomete tantas mulheres", pontuou.

Conforme a representante oficial da Organização das Nações Unidas para as Mulheres (ONU Mulheres) no Brasil e do Conesul, Nadine Gasman, a violência contra a mulher é um problema de saúde pública e de justiça social que vitimiza uma em cada três mulheres em todo o mundo.

"Esta parceria é para pesquisar os custos e as consequências da violência contra a mulher para aprimorar os serviços e, fazer assim, a prevenção essencial. A nossa participação nessa parceria é para dar apoio técnico, desenvolver em conjunto a metodologia e, sobretudo, a divulgação dos resultados e acredito que vamos surpreender. Tudo o que nós temos feito nas últimas décadas, para levar o problema da violência contra a mulher do privado para o público, têm levado às mulheres a falarem, contarem suas experiências. A violência contra a mulher não é normal, é um crime e oBrasil ainda é responsável por 40% de toda a violência contra a mulher na América Latina".

Dados - Conforme o Relatório Mundial sobre Violência e Saúde 2002, da OMS (Organização Mundial de Saúde), entre 10% a 69% das mulheres em todo o mundo relataram ter sofrido agressão física por um parceiro íntimo em alguma ocasião da sua vida. E em grande parte das pessoas ouvidas, o fato faz parte de um padrão contínuo de comportamento abusivo.

Nos siga no Google Notícias