A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

02/07/2009 06:56

Certidão de naturalização pode ser pedida pela internet

Redação

A partir desta quinta-feira, certidões positivas e negativas de naturalização podem ser requeridas através da internet. A expedição também será pela web.

Conforme portaria publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, os interessados podem preencher formulário disponível no site www.mj.gov.br.

De acordo com a portaria, o requerente é o responsável por todos os dados fornecidos e o Departamento de Estrangeiros, da SNJ (Secretaria Nacional de Justiça), por expedir o documento.

Segundo o Ministério da Justiça, a certidão comprova a naturalização de um estrangeiro e é essencial para cidadãos que pretendem adquirir, por consangüinidade, uma determinada cidadania.

Todos os anos, a SNJ recebe mais de 19 mil pedidos de brasileiros descendentes de estrangeiros que desejam obter dupla cidadania e precisam dessa certidão.

Antes da Certidão, a cada pedido, o departamento de estrangeiros da SNJ fazia uma consulta sobre o processo de naturalização, armazenado em papel nas sedes do Arquivo Nacional - em Brasília e no Rio de Janeiro. Esse processo poderia levar anos.

Carro roubado no Rio de Janeiro é recuperado em estrada rumo ao Paraguai
Um automóvel recentemente roubado no Rio de Janeiro foi recuperado por policiais militares em uma estrada vicinal de Japorã –a 487 km de Campo Grande...
Recesso de fim de ano começa nesta semana no Judiciário e Legislativo
Na reta final de 2017, para alguns servidores a "folguinha" das festas começa mais cedo. Em orgãos Estaduais e Federais de Mato Grosso do Sul, tem re...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions