ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Certidão de naturalização pode ser pedida pela internet

Por Redação | 02/07/2009 06:56

A partir desta quinta-feira, certidões positivas e negativas de naturalização podem ser requeridas através da internet. A expedição também será pela web.

Conforme portaria publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, os interessados podem preencher formulário disponível no site www.mj.gov.br.

De acordo com a portaria, o requerente é o responsável por todos os dados fornecidos e o Departamento de Estrangeiros, da SNJ (Secretaria Nacional de Justiça), por expedir o documento.

Segundo o Ministério da Justiça, a certidão comprova a naturalização de um estrangeiro e é essencial para cidadãos que pretendem adquirir, por consangüinidade, uma determinada cidadania.

Todos os anos, a SNJ recebe mais de 19 mil pedidos de brasileiros descendentes de estrangeiros que desejam obter dupla cidadania e precisam dessa certidão.

Antes da Certidão, a cada pedido, o departamento de estrangeiros da SNJ fazia uma consulta sobre o processo de naturalização, armazenado em papel nas sedes do Arquivo Nacional - em Brasília e no Rio de Janeiro. Esse processo poderia levar anos.