A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

11/02/2010 22:11

CESP reduz a vazão das usinas da Bacia do Rio Paraná

Redação

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) está reduzindo desde o dia 4 a vazão nas usinas Ilha Solteira, Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera), no rio Paraná, e em Três Irmãos, localizada no rio Tietê.

A vazão defluente (vazões turbinadas mais vertidas) de Ilha Solteira foi reduzida de 10.121 metros cúbicos por segundo no dia 4 para 6.516 m³/s no dia 10. Em Jupiá, passou de 13.334 m³/s para 8.813 m³/s no mesmo período, e em Porto Primavera, de 16.974 m³/s para 10.862 m³/s.

As usinas Jupiá e Porto Primavera operam na condição fio d'água e não armazenam água nos seus reservatórios, ou seja, o volume de água que sai tem que ser igual ao que chega.

A redução da vazão defluente na Usina Três Irmãos, no rio Tietê, também teve início dia 4, passando de 2.114 m³/s para 1.776 m³/s no dia 10.

A redução das vazões defluentes se deve à diminuição das vazões afluentes, decorrente da redução de chuvas nas principais bacias da região. Há previsão de ocorrência de chuvas na próxima semana e, dependendo da intensidade das mesmas, poderá haver necessidade de aumentar a vazão novamente, dentro do período chuvoso, que vai até abril.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions