ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Chuva não dá trégua e já ultrapassa média em 6 cidades de MS

Luciana Brazil | 10/07/2014 16:05
Em 2010, chuva alagou várias regiões da cidade. (Foto: Tudo do MS)
Em 2010, chuva alagou várias regiões da cidade. (Foto: Tudo do MS)

Seis cidades de Mato Grosso do Sul estão com o nível de chuva acima da média histórica para o mês de julho. Em Amambai, a 360 quilômetros de Campo Grande, já choveu 96,2 milímetros nos primeiros 10 dias deste mês. O valor representa 87,2% a mais que a média histórica registrada para os meses de julho, 51,4 milímetros. Os dados fazem parte da analise do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul) feita nas 28 cidades com estação meteorológica, entre os dias 1° de julho e a manhã de hoje (10).

Conforme a meteorologista do Cemtec, Cátia Braga, explica que a chegada de uma frente fria na região, e atuação de algumas características do fenômeno climático El Niño são responsáveis pela grande quantidade de chuva nesses lugares. "O El Niño ainda não está configurado, mas algumas características, como o aquecimento das águas do (oceano) Pacífico, já estão influenciando o tempo no país".

Outra característica são as frentes frias que estacionam e não avançam para outras regiões. "Por isso começa a chover e não para porque a frente fria estaciona e não avança".

A chuva atingiu outros municípios da região centro-oeste do Estado como a cidade de Juti, onde a precipitação alcançou 85,6 milímetros. A média histórica para este mês na cidade é de 47,5 mm.

Em Ivinhema, distante a 282 quilômetros da Capital, foram 68,4 milímetros de chuva no mesmo período, quando o maior índice foi de 42,2 mm.

Em Jardim e Miranda, distantes a 233 e 201 quilômetros de Campo Grande, respectivamente, a chuva também não deu trégua. Já choveu mais que a média para o mês, mas os valores ainda se mantêm próximos ao que já foi registrado historicamente nas cidades. Entretanto, faltam 20 dias para acabar e é possível que as precipitações sejam ainda maiores do que a média.

Em Ponta Porã e Porto Murtinho a água chegou com força. Os níveis estão perto de superar os valores máximos para cada uma das regiões.

Conforme a meteorologista, a partir do dia 18 de julho há previsão de mais chuva, mas na região sul e sudeste do Estado.

Nos siga no Google Notícias