A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

29/11/2013 16:04

Cidades de MS batem recorde nacional de calor e Capital bate Cuiabá

Edivaldo Bitencourt
Crianças se refrescam com água em bairro carente da Capital para enfrentar o forte calor (Foto: Cleber Gellio)Crianças se refrescam com água em bairro carente da Capital para enfrentar o forte calor (Foto: Cleber Gellio)

A forte onda de calor e tempo seco está castigando os moradores de Mato Grosso do Sul nesta semana. Nesta sexta-feira, duas cidades registraram a mais alta temperatura do País e até Campo Grande, contrariando a lenda, enfrenta um dia mais infernal do que Cuiabá (MT).

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), dia mais quente do Brasil foi registrado em Água Clara, com 13,9 mil habitantes e a 198 quilômetros da Capital. Os moradores enfrentaram um calor de 38,2º C na tarde de hoje, a maior temperatura do dia entre os 5,5 mil municípios brasileiros.

Além do intenso calor, a cidade ainda sofre com o tempo extremamente seco, com a umidade relativa do ar batendo em 22%, a segunda menor do País, só atrás de Patos (PB), com 19%.

A segunda maior temperatura foi registrada em Três Lagoas, a quilômetros de Campo Grande. Os 109,6 mil moradores enfrentaram um calor infernal de 37,8º C, o segundo maior do País. Entre as cinco cidades mais quentes, só Cáceres (MT), com 37,3º C, não é de Mato Grosso do Sul. Também sofrem com o calor os moradores de Miranda, com 37,2º, e Maracaju, com 36,6º C.

Campo Grande também está batendo recorde de tempo quente. A Cidade Morena registrou espantosos 34,5º C nesta sexta-feira, mesma temperatura registrada por Cuiabá, famosa pelo forte calor. Ontem, a Capital sul-mato-grossense superou a vizinha em calor, por 34,9º C a 34,1ºC.

Ontem, as três cidades mais quentes do País eram sul-mato-grossenses: Corumbá (37,2º C), Água Clara (37,2º C) e Aquidauana (36,9º C).

Previsão – O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Inmet alertaram para temporais no Estado. O primeira chegou a alertar para o risco de “temporais com grande poder de destruição”. O segundo prevê chuva forte, queda de granizo, raios e rajadas de vento.

Segundo o Inmet, a calor vai continuar no fim de semana na Capital, com os termômetros marcando entre 19º C e 33º C. Amanhã e domingo, pode ter pancada de chuva no decorrer do dia. Só não deve chover na terça-feira.

Nos demais municípios, os termômetros vão marcar de 18º C a 35º C. A previsão indica pancadas de chuva em todas as regiões no sábado, domingo e segunda-feira.

Meninos brincam em lagoa para aplacar a onda de calor que castiga moradores de Campo Grande (Foto: Cleber Gellio)Meninos brincam em lagoa para aplacar a onda de calor que castiga moradores de Campo Grande (Foto: Cleber Gellio)


AGORA EU ACREDITO QUE A TERRA GIRA MESMO !!!!! SE NÃO GIRASSE DESSA VEZ ELA ASSAVA DE UM LADO !!!
 
paullo costa!!! em 30/11/2013 11:45:43
Imagino a emoção do fotógrafo Cleber Gellio ao confirmar que realmente havia conseguido essa foto. É muito bonita. Uma verdadeira obra de arte. Parabéns. João Bonfim.
 
Joao Bonfim em 30/11/2013 08:19:18
Assim, não sei onde vamos parar. Record de acidentes de trânsito, custo de vida campeão, má educação, grosseria e por aí vai...calor é o de menos...
 
Roberto de carvalho em 29/11/2013 23:17:21
Na realidade, a umidade tem estado mais alta nesta epóca,pois ela desce da amazônia e faz a sensação de calor aumentar durante a maior parte do dia,principamente no periodo noturno,calor + umidade média de 50% faz agente sentir mais o calor, quanto a cuiabá, não é lenda não, cuiabá é uma das capitais mais quente do país,inclusive mais quente que campo grande,raramente campo grande supera a temperatura máxima de lá(cuiabá) e quando isto ocorre por coisa de no máximo 1 grau de diferença.
 
antonio costa em 29/11/2013 22:36:45
Na realidade, não é lenda que Cuiabá é mais quente que Campo Grande,pode ocorrer sim este fenômeno em uns 3 dias do ano, em que campo grande atinge uma temperatura um pouco mais quente que cuiabá,geralmente o ano todo cuiabá é mais quente, assim ocorre fenômenos, como durante o inverno em umas 5 ou 6 oportunidades Campo Grande atinge temperaturas mais fria que as capitais do Sul e sudeste do país em determinados dias do inverno indefinadamente.
 
antonio costa em 29/11/2013 18:32:04
Só uma observação que muitos confundem sobre calor e baixa umidade,na realidade quanto mais baixa a umidade,menor a sensação de calor,qaunto maior a umidade maior a sensação de abafamento,por isso geralmente se sente mais calor no pantanal em corumbá,por ex, as sensações térmicas de calor é maior devido a geralmente ser mais úmido o pantanal, além da altitude pantaneira em média 100m de altitude ser uma região baixa,em relação a maior partte do estado de MS.o que determina a maior sensação de calor é a alta umidade e não a baixa umidade + a temperatura ambiente.
 
antonio costa em 29/11/2013 18:28:06
Corumbá 37°C vcs estão loucos,aqui fez mais de 40°C na sombra! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
 
Roberto Vieira em 29/11/2013 17:36:49
Só que Cuiabá é bem melhor.
 
Cyro Escobar em 29/11/2013 17:20:15
Uhuuuuuu, aí MS botando para quebrar, ou para derreter, parabens a todos nós...
 
maximiliano nahas em 29/11/2013 16:49:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions