A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

29/11/2013 16:04

Cidades de MS batem recorde nacional de calor e Capital bate Cuiabá

Edivaldo Bitencourt
Crianças se refrescam com água em bairro carente da Capital para enfrentar o forte calor (Foto: Cleber Gellio)Crianças se refrescam com água em bairro carente da Capital para enfrentar o forte calor (Foto: Cleber Gellio)

A forte onda de calor e tempo seco está castigando os moradores de Mato Grosso do Sul nesta semana. Nesta sexta-feira, duas cidades registraram a mais alta temperatura do País e até Campo Grande, contrariando a lenda, enfrenta um dia mais infernal do que Cuiabá (MT).

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), dia mais quente do Brasil foi registrado em Água Clara, com 13,9 mil habitantes e a 198 quilômetros da Capital. Os moradores enfrentaram um calor de 38,2º C na tarde de hoje, a maior temperatura do dia entre os 5,5 mil municípios brasileiros.

Além do intenso calor, a cidade ainda sofre com o tempo extremamente seco, com a umidade relativa do ar batendo em 22%, a segunda menor do País, só atrás de Patos (PB), com 19%.

A segunda maior temperatura foi registrada em Três Lagoas, a quilômetros de Campo Grande. Os 109,6 mil moradores enfrentaram um calor infernal de 37,8º C, o segundo maior do País. Entre as cinco cidades mais quentes, só Cáceres (MT), com 37,3º C, não é de Mato Grosso do Sul. Também sofrem com o calor os moradores de Miranda, com 37,2º, e Maracaju, com 36,6º C.

Campo Grande também está batendo recorde de tempo quente. A Cidade Morena registrou espantosos 34,5º C nesta sexta-feira, mesma temperatura registrada por Cuiabá, famosa pelo forte calor. Ontem, a Capital sul-mato-grossense superou a vizinha em calor, por 34,9º C a 34,1ºC.

Ontem, as três cidades mais quentes do País eram sul-mato-grossenses: Corumbá (37,2º C), Água Clara (37,2º C) e Aquidauana (36,9º C).

Previsão – O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Inmet alertaram para temporais no Estado. O primeira chegou a alertar para o risco de “temporais com grande poder de destruição”. O segundo prevê chuva forte, queda de granizo, raios e rajadas de vento.

Segundo o Inmet, a calor vai continuar no fim de semana na Capital, com os termômetros marcando entre 19º C e 33º C. Amanhã e domingo, pode ter pancada de chuva no decorrer do dia. Só não deve chover na terça-feira.

Nos demais municípios, os termômetros vão marcar de 18º C a 35º C. A previsão indica pancadas de chuva em todas as regiões no sábado, domingo e segunda-feira.

Meninos brincam em lagoa para aplacar a onda de calor que castiga moradores de Campo Grande (Foto: Cleber Gellio)Meninos brincam em lagoa para aplacar a onda de calor que castiga moradores de Campo Grande (Foto: Cleber Gellio)
Instituto alerta para “temporais com alto poder de destruição” em MS
O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta para o risco de “temporais com alto po...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...


AGORA EU ACREDITO QUE A TERRA GIRA MESMO !!!!! SE NÃO GIRASSE DESSA VEZ ELA ASSAVA DE UM LADO !!!
 
paullo costa!!! em 30/11/2013 11:45:43
Imagino a emoção do fotógrafo Cleber Gellio ao confirmar que realmente havia conseguido essa foto. É muito bonita. Uma verdadeira obra de arte. Parabéns. João Bonfim.
 
Joao Bonfim em 30/11/2013 08:19:18
Assim, não sei onde vamos parar. Record de acidentes de trânsito, custo de vida campeão, má educação, grosseria e por aí vai...calor é o de menos...
 
Roberto de carvalho em 29/11/2013 23:17:21
Na realidade, a umidade tem estado mais alta nesta epóca,pois ela desce da amazônia e faz a sensação de calor aumentar durante a maior parte do dia,principamente no periodo noturno,calor + umidade média de 50% faz agente sentir mais o calor, quanto a cuiabá, não é lenda não, cuiabá é uma das capitais mais quente do país,inclusive mais quente que campo grande,raramente campo grande supera a temperatura máxima de lá(cuiabá) e quando isto ocorre por coisa de no máximo 1 grau de diferença.
 
antonio costa em 29/11/2013 22:36:45
Na realidade, não é lenda que Cuiabá é mais quente que Campo Grande,pode ocorrer sim este fenômeno em uns 3 dias do ano, em que campo grande atinge uma temperatura um pouco mais quente que cuiabá,geralmente o ano todo cuiabá é mais quente, assim ocorre fenômenos, como durante o inverno em umas 5 ou 6 oportunidades Campo Grande atinge temperaturas mais fria que as capitais do Sul e sudeste do país em determinados dias do inverno indefinadamente.
 
antonio costa em 29/11/2013 18:32:04
Só uma observação que muitos confundem sobre calor e baixa umidade,na realidade quanto mais baixa a umidade,menor a sensação de calor,qaunto maior a umidade maior a sensação de abafamento,por isso geralmente se sente mais calor no pantanal em corumbá,por ex, as sensações térmicas de calor é maior devido a geralmente ser mais úmido o pantanal, além da altitude pantaneira em média 100m de altitude ser uma região baixa,em relação a maior partte do estado de MS.o que determina a maior sensação de calor é a alta umidade e não a baixa umidade + a temperatura ambiente.
 
antonio costa em 29/11/2013 18:28:06
Corumbá 37°C vcs estão loucos,aqui fez mais de 40°C na sombra! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
 
Roberto Vieira em 29/11/2013 17:36:49
Só que Cuiabá é bem melhor.
 
Cyro Escobar em 29/11/2013 17:20:15
Uhuuuuuu, aí MS botando para quebrar, ou para derreter, parabens a todos nós...
 
maximiliano nahas em 29/11/2013 16:49:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions