ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Cimi promete acionar MPF para que morte de indígena não fique impune

Bruno Chaves | 08/01/2014 11:16

O conselheiro do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) em Mato Grosso do Sul, Flávio Machado, recorrerá ao MPF (Ministério Público Federal) para que a morte do indígena Oziel Gabriel, 35 anos, não fique impune.

No inquérito nº 240/2013, assinado pelo delegado Paulo Machado, da Polícia Federal, não é apontado um culpado pela morte do indígena, ou seja, as investigações não concluíram de qual arma saiu o projétil que atingiu Oziel. Não houve indiciados porque a bala não foi encontrada.

Oziel foi morto durante reintegração de posse da Fazenda Buriti, em Sidrolândia, no dia 30 de maio do ano passado. A fazenda havia sido ocupada 15 dias antes e os indígenas se negavam a deixar a propriedade. A operação foi realizada por policiais federais com apoio de militares da então Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais).

“Confiamos que o MPF cumprirá seu papel e vamos pedir novas investigações e exames para que o assassino do Oziel seja encontrado e punido, seja ele policial federal ou militar”, afirmou Flávio Machado.

Ele, como representante do Cimi no Estado, teme que a morte do indígena entre para “uma triste lista” de assassinatos de lideranças não esclarecidos em Mato Grosso do Sul. Para Flávio, casos de impunidade envolvendo a morte de índios são recorrentes no Estado.

“A primeira morte foi de Marçal de Souza em 1983. De lá para cá, diversas outras lideranças foram mortas e ninguém foi preso ou culpado por isso. Isso só incentiva mais ataques”, opinou. “Muita coisa sobre aquele dia ainda deve ser esclarecida”, completou.

O fato de o inquérito policial não apontar o culpado da morte de Oziel foi taxado por Flávio como “lamentável”.

Opinião da família – Com sentimento de revolta e indignação, Otoniel Gabriel, 33 anos, irmão do indígena baleado e morto em maio do ano passado já imaginava que o inquérito da Polícia Federal não apontaria nenhum culpado pelo crime.

“A polícia não iria incriminar alguém deles e a gente sabe que foi a Polícia Federal. Não temos mais confiança na justiça brasileira. Esse caso se arrastou por todo esse período e não resolveu nada”, lamentou.

Mas Otoniel garante que enquanto houver esperanças irá lutar para que o caso seja levado a frente pelo MPF. “Estamos tentando uma audiência para verificarmos quais são nossas possibilidades de fazer com que a investigação não acabe aqui”, concluiu.

Nos siga no Google Notícias