ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, TERÇA  13    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

INSS volta a pagar bônus à equipe para reduzir espera na fila por atendimento

Medida busca reduzir a espera por benefícios e reavaliar os já concedidos, com prioridade para casos complexos

Por Ângela Kempfer | 13/01/2026 14:39
INSS volta a pagar bônus à equipe para reduzir espera na fila por atendimento
Bandeira do INSS em unidade de Campo Grande (Foto: Arquivo)

O INSS reativou o Programa Gerenciamento de Benefícios (PGB), que oferece bônus aos servidores por cada benefício analisado, após uma suspensão no final do ano passado devido à falta de recursos. A retomada vem com uma alteração importante no foco do programa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou o Programa Gerenciamento de Benefícios, que oferece bonificação aos servidores por análise de processos. A iniciativa, que havia sido suspensa por falta de recursos, agora opera com fila nacional, visando distribuir equitativamente o atendimento entre as regiões. A medida busca reduzir as disparidades no tempo de espera, que varia de 45 dias no Sul e São Paulo a 200 dias no Nordeste. O programa prioriza a análise de benefícios como BPC, aposentadoria por idade e salário maternidade, que representam 80% dos mais de 2,8 milhões de processos pendentes.

Anteriormente, o PGB se baseava em filas regionais, mas agora foi transformado em uma fila nacional, com o objetivo de distribuir de forma mais equitativa o atendimento aos beneficiários.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, explicou que em algumas regiões, como o Sul e São Paulo, o tempo de espera para atendimento não ultrapassa 45 dias, enquanto em outras, como o Nordeste, a espera pode chegar a quase 200 dias. A mudança visa permitir que servidores de áreas com menor demanda possam auxiliar nas regiões com maior acúmulo de processos.

Além disso, o programa agora dará prioridade à análise de benefícios que concentram a maior parte da fila, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria por idade, benefícios por incapacidade e salário maternidade, que representam quase 80% da demanda.

Com mais de 2,8 milhões de brasileiros aguardando análise de benefícios, o número mais alto registrado no ano, o INSS enfrenta um aumento contínuo na fila desde julho. O novo foco do programa também inclui a reavaliação de benefícios em vigor, especialmente os de prestação continuada, para garantir que os requisitos para sua concessão ainda sejam atendidos, além de revisar os benefícios previdenciários em andamento.