ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Com 1,5 mil bolsas e incentivo ao esporte, Funlec terá 1ª piscina olímpica de MS

Fundação mantém cinco escolas e chega aos 36 anos de atuação

Danielle Valentim | 20/11/2018 12:00
Funlec inaugura a primeira piscina olímpica de Mato Grosso do Sul na área de 50 mil metros quadrados, do Cedesc. (Foto: Funlec)
Funlec inaugura a primeira piscina olímpica de Mato Grosso do Sul na área de 50 mil metros quadrados, do Cedesc. (Foto: Funlec)
Atletismo e demais atividades também são foco da Fundação. (Foto: Funlec)
Atletismo e demais atividades também são foco da Fundação. (Foto: Funlec)

A Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura) chega aos 36 anos de existência com cinco unidades escolares, três em Campo Grande, uma em Bonito e outra em Três Lagoas. Grande incentivadora do esporte, a Fundação finaliza os trabalhos de adequação da primeira piscina olímpica de Mato Grosso do Sul, assim habilitando o estado a receber campeonatos nacionais e internacionais.

Baseada em princípios básicos, como Deus, família, pátria, moral e ética, natureza, trabalho e qualidade na educação, a Funlec abre todos os anos as inscrições para bolsas de estudos de 50 e 100% para famílias de baixa renda. Atualmente, o benefício atende 1,5 mil alunos, que passam por duas seleções, de assistência social e de conhecimento. As unidades oferecem do ensino infantil ao superior.

Em entrevista ao Campo Grande News, o presidente da Funlec, Luiz Roberto Pires explicou que a Instituição foi criada pela Maçonaria e, até hoje, é mantida por 12 lojas, sendo cinco da Capital e sete do interior do Estado.

Na minha opinião é o maior projeto de educação do Estado e talvez do Brasil. (Foto: Guilherme Rosa)
Na minha opinião é o maior projeto de educação do Estado e talvez do Brasil. (Foto: Guilherme Rosa)

“A Fundação funciona sem fins lucrativos e não recebe subvenção governamental. Na minha opinião é o maior projeto de educação do Estado e talvez do Brasil, porque incentiva o esporte, se mantém baseada em princípios e disponibiliza mais de 1,5 mil bolsas de 50 e 100%. Ela foi criada, justamente, para isso, para atender também a população carente”, pontuou.

Apostando no esporte como política de inclusão social e não apenas uma atividade física ou fator de qualidade de vida, a Funlec inaugura a primeira piscina olímpica de Mato Grosso do Sul na área de 50 mil metros quadrados, do Cedesc (Centro de desenvolvimento Social e Cultural).

Além disso, a Fundação desenvolve ações de incentivo a prática esportiva e investe em escolinhas de futebol, futsal, voleibol, basquetebol, handebol e lançamento de dardo, inclusive com patrocínios de atletas e de equipes em diversas competições estaduais e nacionais.

Conquistas - O incentivo soma resultados, como no futsal feminino que é bicampeão nos Jogos da Juventude de MS e 3º colocado nos Jogos da Juventude Nacional, em Joinville. O time de basquete é octacampeão dos jogos escolares de Campo Grande e campeão estadual da Federação de Basquete de MS – Sub 17. Já no voleibol feminino é pentacampeão nos jogos escolares de Campo Grande.

Na natação, o time da Funlec coleciona o título de campeão dos Jogos Escolares de Campo Grande, o da Taça Campo Grande e o de vice-campeão estadual mirim. No futsal adulto masculino, a Fundação tem o título de campeão dos Jogos Universitários Brasileiros - etapa MS e o terceiro lugar - etapa nacional. No time futsal masculino, é bicampeão dos jogos escolares de Campo Grande e de MS e vice-campeão da Copa da Juventude sub-14.

No judô é bronze no Pan Americano sub-13 – Guayaquil e vice-campeão sul-americano sub-13 – Guayaquil – com o atleta Marcos Paulo e vice-campeão sul-americano sub-15 – Guayaquil – com o atleta João Pedro. No handebol, é tricampeão nos jogos escolares de Campo Grande e bicampeão nos jogos da juventude de MS.

A Funlec tem mais de 4.500 alunos em suas seis unidades, geridas pelo trabalho voluntário de sua diretoria executiva. Além da educação infantil, oferece cursos de graduação e pós-graduação com aulas presencial ou pelo sistema EAD (Ensino a Distância).

Nos siga no Google Notícias