ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Com novo local, Prefeitura espera incentivar população a fazer teste de Aids

Luciana Brazil | 02/08/2012 17:30

A estimativa é que pelo menos 8 mil pessoas tenham o vírus da doença e não saibam

Prefeito realiza exame durante inaguração do CTA. (Foto:Rodrigo Pazinato)
Prefeito realiza exame durante inaguração do CTA. (Foto:Rodrigo Pazinato)

Com o compromisso de oferecer mais sigilo e privacidade, a Prefeitura inaugurou hoje o novo prédio do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) em Campo Grande, onde a população tem acesso aos exames que detectam as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Um dos objetivos é ampliar o número de pessoas que fazem o teste e, por consequência, dar mais chance de começar logo o tratamento.

A estimativa é de que pelo menos 8 mil pessoas em Campo Grande não saibam que estão infectadas com o vírus.

Desde 1991, quando foi criado na cidade, o CTA não possuía um prédio próprio, funcionando recentemente no Centro de Referência de Saúde do Homem. Na inauguração, o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) destacou que a falta da estrutura poderia gerar constrangimento aos usuários do serviço.

“Agora, o local é mais amplo e seguro. Oferece privacidade, obedecendo a política da Secretaria Municipal de Saúde que é de melhorar o sistema de saúde para população”.

De janeiro a abril deste ano foram notificados 57 novos casos de Aids em Campo Grande, o que segundo a assessoria técnica do programa municipal DSTAids, poderia ser ainda maior, se mais pessoas fizessem o exame que detecta o vírus.

“Se o número de notificações fosse maior, significaria que mais pessoas estão fazendo o teste, o que seria positivo”, explica a médica infectologista e assessora técnica do Programa Municipal de DSTAids, Ivone Lima Martos.

O secretário Municipal de Saúde, Leandro Masina afirmou que os testes são feitos sem agendamento, o que vai facilitar o atendimento à população. O secretário ainda destacou a acessibilidade do local, que fica em uma região central, além da estrutura.

Uma equipe multidisciplinar como psicólogos e ginecologistas farão o atendimento diário do CTA. Caso o resultado dos exames seja positivo, o paciente será encaminhado para os centros especializados para esses atendimentos, que são o Hospital do Dia, no HU (Hospital Universitário) e o Cedip (Centro de Doenças Infecto Parasitárias).

Prefeito e secretário de Saúde inauguram CTA com expectativa de atrair população para os exames.
Prefeito e secretário de Saúde inauguram CTA com expectativa de atrair população para os exames.
Médica infectologista, Ivone, destaca que número de notificações poderia ser maior, se mais pessoas fizessem o exame.
Médica infectologista, Ivone, destaca que número de notificações poderia ser maior, se mais pessoas fizessem o exame.

“Aqui nós iremos orientar o paciente e podemos fazer o tratamento de sífilis e gonorréia, já que temos ginecologista e urologista para esses atendimentos”, lembrou a médica infectologista.

Ao todo, 40 exames podem ser enviados diariamente para o Labcem (Laboratório Central Municipal) segundo a assessoria do programa de DSTAids.

Número de casos: Em uma década, de 2002 a 2012, foram notificados 1982 casos de Aids em Campo Grande. A faixa etária predominante de pessoas contaminadas é entre 20 e 49 anos, sendo que 80% das pessoas são heterossexuais. A média de notificações anual é de 180 casos.

“Não existe mais grupo de risco, mas sim comportamento que é a falta do preservativo”, explicou a médica Ivone.

Em 2010, foram registrados 193 casos e no ano seguinte, em 2011, foram 158. Neste ano, entre janeiro e abril, 14 pessoas morreram vítimas da Aids. No ano passado, foram 32 mortes e em 2010, 47 pessoas foram vítimas da doença.

Mas a médica lembra que com o tratamento é possível ter qualidade de vida. “Ninguém mais morre por causa da doença, tem tratamento”.

Serviço: O CTA fica na rua Anhanduí, em frente ao Horto Florestal. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Porém, os exames são realizados até as 10h no período da manhã e até ás 16h no período vespertino.

Nos siga no Google Notícias