A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

18/10/2014 09:29

Com previsão de economia de 5%, horário de verão começa a zero hora

Aline dos Santos
Horário de verão terá duração de 126 dias. (Foto: Marcos Ermínio)Horário de verão terá duração de 126 dias. (Foto: Marcos Ermínio)

Com previsão de economia de 5%, o horário de verão começa a zero hora de domingo, dia 19, em Mato Grosso do Sul.

Segundo a Enersul, o fato de adiantar os relógios em uma hora, equivale à redução de 40 MW (megawatt), correspondente à demanda no horário de pico (das 18h às 21h) nas cidades de Corumbá e Ladário. Os dois municípios juntos têm 129.498 habitantes.

O horário diferenciado terá duração de 126 dias e vai até 22 de fevereiro de 2015. A mudança vai vigorar no Distrito Federal e dez Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Devido à posição da terra em relação ao sol, nesse período os dias têm maior duração, e a luminosidade natural pode melhor aproveitada.

A redução no consumo se dá devido a não utilização simultânea da iluminação pública e residencial, uma vez que a superposição desses consumos ocasiona o aumento de demanda no horário de pico habitual, o que solicitaria despacho adicional de unidades geradoras, e consequente elevação no custo da tarifa. O horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931.

Cuidados simples podem ajudar na economia de energia durante horário de verão
O horário de verão, que começa no próximo dia 19, vai gerar redução média no consumo de energia de 4% a 5% em Mato Grosso do Sul, se considerada a mé...
Médico descarta problemas cardiovasculares devido ao horário de verão
O horário de verão começa este ano no Brasil no próximo dia 19, mas erra quem pensa que ele pode aumentar o número de problemas cardíacos, devido ao ...
Horário de verão vai do dia 19 deste mês a 22 de fevereiro
O horário brasileiro de verão 2014/2015 começa no dia 19 deste mês, quando os relógios serão adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions