A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

23/10/2013 16:09

Com processos diferentes, maioria das universidades de MS aceita Enem

Mariana Lopes

Praticamente todas as universidades de Campo Grande aderiram ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e aceitam a pontuação da prova para o ingresso no ensino superior. Contudo, é preciso que o candidato esteja atento ao processo de cada instituição para garantir a vaga.

Na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), 20% das vagas são preenchidas com a nota do Enem, tanto a de 2013, tanto a desta prova quanto a do ano passado. Não é preciso prestar o vestibular, conforme informações da assessoria de imprensa da instituição. Durante o período de matricula, que ainda não foi definido, basta o candidato ir à central do acadêmico e apresentar a nota, cuja pontuação mínima deve ser 400.

As vagas do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), para o candidato entrar através do Enem, são 100% através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Para nível superior, a instituição oferece cursos de Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Tecnologia em Sistema para Internet, licenciatura em química.

A Uniderp/Anhanguera também aceita a nota do Enem, exceto para o curso de Medicina. Contudo, é preciso que o candidato preste o Vestibular de qualquer forma e realize tanto a prova objetiva quanto a discursiva (redação).

Caso seja interesse do candidato a substituição da prova objetiva (exceto do curso de Medicina) pela nota obtida no Enem, ele deve solicitar ao Departamento de Controle Acadêmico da Universidade, em requerimento próprio acompanhado da cópia da comprovação legal do Enem (2011 / 2012 / 2013), com no mínimo de 72 horas de antecedência da prova do vestibular, ou ao fiscal de sala no dia do exame.

Na Unigran o candidato também pode utilizar a nota da prova do Enem para ingressar em qualquer curso de nível superior, sem precisar fazer o vestibular. Porém, apenas 5% das vagas são destinadas ao ingresso através da nota do exame nacional. Os interessados devem procurar a universidade assim que iniciar o período de matrículas, ainda sem data definida.

No mesmo sistema, a Facsul também dispensa os candidatos da prova do vestibular e não há limite de vaga. Basta apenas que os interessados levem a nota do Enem até a instituição assim que ela for liberada e apresentar o comprovando.

Como o processo seletivo da faculdade vai até fevereiro, o futuro acadêmico tem um prazo extenso para preencher as vagas. Neste caso, o candidato do Enem concorre com quem fez o vestibular.

Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), há três anos não exista mais o processo de vestibular, o ingresso de acadêmicos é somente através do Enem. Para quem já faz alguma faculdade, pode entrar na universidade pública através de transferência, e neste caso é preciso ter no mínimo 20% do curso concluído e no máximo 70%.

Com atletas inscritos no Enem, FFMS altera horário de Guaicurus e Costa Rica
Em razão de vários jogadores do Guaicurus estarem inscritos no Enem, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) alterou o horário da partida...
No dia da prova, 31 gestantes podem dar a luz durante Enem em MS
Depois do caso da gestante teve o bebê dentro do banheiro de uma escola, durante a realização da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no a...
Candidatos do Enem devem ficar atentos ao horário de verão
Com o início do horário de verão, no último fim de semana, quem vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ter atenção redobrada...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions