ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Começam a valer regras mais rígidas para tirar a 1ª CNH

Redação | 01/01/2009 13:24

O ano de 2009 começa com maior rigor para aqueles que desejam obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A partir de hoje começam a valer as novas regras impostas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que incluem carga horária maior para os cursos teórico e prático.

De 30 horas-aula obrigatórias, o curso de formação de condutores passa a ser de 45 horas.

E a carga horária mínima para as aulas de direção, que era de 15 horas de aulas, a partir de hoje será de 20 horas.

A exceção fica por conta de quem deu entrada ao processo até dezembro de 2008, que não terá de se adequar às mudanças.

O curso teórico passa a abordar questões relativas à direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do motociclista, condução de motocicletas com passageiro ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas.

Outra importante alteração é com relação ao curso para motociclistas, que agora passa a ser realizado em via pública. Neste caso, é necessário que a instrução seja feita preliminarmente em circuito fechado até o pleno domínio da moto. O monitoramento poderá ser realizado pelo instrutor em outro veículo.

A lei ressalta ainda que todos os candidatos deverão realizar a prática de direção mesmo que em condições climáticas adversas, como por exemplo, na chuva, nevoeiro ou noite.

As mudanças na carga horária que entra em vigor em 2009 atingem só os motoristas que vão tirar a primeira habilitação, e não os que precisam apenas renovar a validade. As regras para a renovação datam de 2005 e incluem cursos e prova de direção defensiva e de primeiros socorros.

Nos siga no Google Notícias