A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

16/09/2013 14:16

Contra fraudes, Detran vai ampliar controle biométrico para aula prática

Aline dos Santos

A partir de novembro, as aulas práticas para obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) terão identificação biométrica dos alunos em Mato Grosso do Sul. No recurso contra as fraudes, a pessoa deverá registrar a impressão digital no início e término da aula. Fora isso, de forma aleatória, o sistema vai sortear três pessoas a cada hora, que deverão registrar, pela terceira vez, a impressão digital.

De acordo com assessoria de imprensa do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), o registro deve conferir com as digitais coletadas pelo órgão de trânsito, assim que o aluno abre o processo para obter carteira de motorista. Antes e depois de cada aula, o instrutor também deverá registrar as impressões digitais. Somente com o cumprimento de todas as exigências, a aula será validada.

Com o recurso tecnológico, o Detran terá mais controle sobre a efetiva realização das 20 horas de aula prática. Pondo o fim ao expediente de o aluno, por alegar já saber dirigir, comprar menos aulas do que o determinado pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

O recurso também inibe tentativas de troca de candidatos, como o esquema revelado na última semana, quando uma candidata, que reprovou por três vezes, pagou R$ 1.700 para outra pessoa fazer a prova prática em seu lugar.

A identificação biométrica começou em 2011, quando passou a ser exigida nas aulas teóricas e cursos como Mopp (transporte de produtos perigosos). Para as aulas práticas, todos os veículos, incluindo motocicletas, deverão ter o leitor. O prazo para as autoescolas se adequarem termina em 31 de outubro.



Este estado e um dos poucos que ainda nao funciona a digital no pratico , vamos ver se agora funciona , depois dessa fralde. agora em relaçao aos acidentes de moto vao continuar enquanto nao mudarem os exames práticos pois aquele exame de moto e uma vergonha qualquer um passa, tem que andar na rua fazer ultrapassagem e tudo mais...nao e so equilíbrio tem desenvolver a moto o percurso de moto no detran e vergonhoso pois qualquer um passa,tem aluno que anda no percurso so em segunda marcha mesmo assim passa pois ninguem percebe ....vamos abrir os olhos para isso pessoal....
 
marcelo cardoso em 16/09/2013 20:01:07
a biometria tem que se instalada no exame pratico para a identificação do aluno ai sim evitaria as fraldes
 
ailce pires em 16/09/2013 15:37:10
Ue? Pedir identificação antes e depois das AULAS? Isso é de 0 importância. O que importa é verificar durante a PROVA. Pois aula não dá CNH, mas um resultado positivo no exame dá. Na verdade, acho estranho ser fixado 20 horas aula. A coisa é assim: alguns precisam menos, mas alguns bem mais aulas do que isso, para conseguir dirigir com segurança.
A prova do Detran deveria ser bem mais exigente (para começar a prova teorica deveria ser totalmente diferente) para que não passam pessoas que sabem manobrar mas não dirigir.
Agora verificar a identidade nas aulas não adianta. Ninguem paga para outro fazer a aula. Mas tem muitos que pagam outro para fazer a prova e é isso que se tem que impedir, ou seja: o Detran (não as autoescolas) tem que verificar a identidade de quem faz a prova, isso sim!
 
Marcos da Silva em 16/09/2013 15:13:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions