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Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

03/08/2011 16:52

Para evitar fraude, autoescolas terão "Big Brother" e registro de digitais

Aline dos Santos
Candidatos a motorista fazem aula teórica em autoescola."Candidatos" a motorista fazem aula teórica em autoescola.

“Sorria! Você está sendo filmado”. A afirmação será uma realidade dentro de 30 dias nas salas de aulas de cursos teóricos para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em Campo Grande.

Além de uma webcam direcionada para a turma, permitindo a visualização dos alunos, as armas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e dos CFCs (Centro de Formação de Condutores) contra as fraudes inclui a identificação biométrica de professor e alunos. A longo prazo, o objetivo é aumentar o índice de aprovação no exame teórico.

Com o iBio (Sistema de Biometria) Gerenciamento de Aulas e iBio Validação Biométrica, o Detran vai aumentar o controle sobre presença e conteúdo do curso teórico. Para abrir a aula, o instrutor vai registrar sua digital no leitor biométrico e, em seguida, todos os alunos.

De forma aleatória, no decorrer do tempo previsto de duração do módulo de estudo, o sistema vai sortear algumas pessoas para revalidarem a presença com nova leitura das digitais. Ao término da aula, todos devem fazer novo registro. A tolerância será de dez minutos depois do horário programado para a aula, com recálculo do tempo.

“Hoje, o CFC faz um cronograma com número de aulas e alunos. Para fiscalizar, o Detran precisar ir até o local. Coma mudança, a fiscalização será eletrônica”, explica Luiz Fernando Ferreira dos Santos, diretor em exercício de Habilitação e Educação de Trânsito.

Dentro de 30 dias, câmeras devem vigiar salas de aulas de cursos teóricos para obtenção da CNH. Dentro de 30 dias, câmeras devem vigiar salas de aulas de cursos teóricos para obtenção da CNH.

Ele lembra que o registro de imagem, assinatura e das digitais dos pretendentes à CNH já é adotado como primeiro passo no processo de habilitação. O leitor biométrico também valida a presença do aluno no dia da prova teórica, realizada no Detran.

Segundo o diretor, os recursos de informática exigidos, como webcam, computador, conexão com internet e leitor biométrico, não justificariam aumento no preço da carteira de motorista.

O monitoramento das aulas foi proposta pelo sindicato dos CFCs. Conforme o presidente Wagner Prado, o objetivo é garantir o cumprimento da carga horária. “Parece brincadeira, mas a gente queria ser fiscalizado”, salienta.

Segundo ele, à exceção da câmera, os demais dispositivos já foram testados durante projeto piloto. Wagner explica que para o próximo ano a intenção é monitorar também as aulas práticas, com identificação biométrica de professor e aluno. “Também terá GPS no veículo para confirmar o trajeto percorrido”, afirma.

Espertinhos – Desculpas como “preciso sair porque meu pai se acidentou” ou “deixa só eu assinar, depois ir embora” não são novidade para Adilma Ferreira, diretora-geral do CBC (Centro Brasileiro de Condutores), que oferece o curso teórico para alunos de 16 autoescolas. Ela espera que o monitoramento eletrônico de presença acabe com a investida dos espertinhos.

Adilma conta que já reformou salas e fará orçamento dos custos para atender as novas exigências. De acordo com ela, uma das mudanças é o tempo máximo de aulas por dia. “Hoje, o aluno pode assistir até 6 horas/aula por dia. Com a portaria, o máximo será de 10 horas/aula”, afirma. Já a quantidade de alunos por turma será restrita a 35 pessoas. O curso teórico totaliza 45 horas.

A diretora avalia que os alunos não vão se opor ao estilo big brother das aulas. O Centro de Formação que não cumprir as novas exigências poderá ser punido com advertência, suspensão de atividades, cancelamento do registro e da licença funcional dos profissionais vinculados ou responder processo administrativo.

O novo sistema deve ser adotado dentro de 30 dias em Campo Grande. No interior, as autoescolas terão mesmo prazo a partir da publicação da exigência.

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realmente as aulas de moto,serve apenas para o candidato fazer a prova pratica. não da base alguma para o transito, porque não se aplica resolução 285.
 
ITAMAR FRANCISCO DA SILVA em 22/09/2013 00:46:29
O problema não é o que acontece dentro das auto-escolas, o grande problema é o que eles fazem depois que tiram suas CNHs. Porque eles pensam exatamente assim: - "Bom, pra dirigir um carro ou uma moto, tenho que ter CNH, então façoç as aulas certinho,... as provas e... walááááá.... estou habilitado." mais aí é que começam os problemas. Educação, respeito,...etc. Esse sistema aí, vai ser só pra aumentar os valores das auto-escolas. Ou acham que vai sair de graça para quem está tirando a habilitação?
 
Ed B. Dourado em 03/08/2011 11:15:42
Realmente esse sistema não resolve em nada se não tiver uma maneira de educar melhor e fazer com que o candidato cumpra o que está previsto no CBT, outra coisa que precisa mudar é a forma com que os motociclistas são ensinados e avaliados, ficar dando volta em cones nada forma um bom condutor, não se vê aulas de direção defensiva, apenas equilíbrio em cima da moto.
Ta na hora de acordar em Detran.
 
Oswaldo Benites em 03/08/2011 10:03:28
Como se essa vigilância fosse o suficiente para diminuir acidentes,câmeras não evitam a falta de educação que é no trânsito de Campo Grande,fraudar a presença em minha opinião nada mais que colocar mais um assassino no nosso trânsito! RESPONSABILIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO precisam andar de mãos dadas.
 
Sonia Nazário Ribas em 03/08/2011 06:00:59
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