A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019

24/12/2018 20:30

Contratos do Novo Fies devem ser aditados até sexta-feira

Adriano Fernandes
Alunos chegando na UCDB, uma das universidades da Capital que aceita o financiamento. (Foto: Arquivo)Alunos chegando na UCDB, uma das universidades da Capital que aceita o financiamento. (Foto: Arquivo)

Encerra na próxima sexta-feira (28) o prazo de aditamento de renovação dos contratos do Novo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). A data limite, que antes de ser prorrogada era no último dia 30 de novembro (30), vale para os estudantes que contrataram o programa em 2018 e que, por isso, precisam seguir o cronograma da Caixa Econômica Federal, que opera o Novo Fies .

Em casos específicos, em que o estudante precisa trocar informações no contrato, como a troca do fiador, é necessário que o candidato compareça em uma agência da Caixa, acompanhado do novo fiador e com os documentos comprobatórios.

Só é preciso fazer essa renovação quem tem contrato firmados este ano no âmbito do Novo Fies. Para esses contratos, o aditamento, que era feito pelo sistema do MEC (Ministério da Educação), passa a ser executado pela Caixa, o novo agente operador do Fies.

Como funciona - O Fies concede financiamento em instituições privadas de ensino superior. O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar. A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil. A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions