ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Contratos do Novo Fies devem ser aditados até sexta-feira

Adriano Fernandes | 24/12/2018 20:30
Alunos chegando na UCDB, uma das universidades da Capital que aceita o financiamento. (Foto: Arquivo)
Alunos chegando na UCDB, uma das universidades da Capital que aceita o financiamento. (Foto: Arquivo)

Encerra na próxima sexta-feira (28) o prazo de aditamento de renovação dos contratos do Novo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). A data limite, que antes de ser prorrogada era no último dia 30 de novembro (30), vale para os estudantes que contrataram o programa em 2018 e que, por isso, precisam seguir o cronograma da Caixa Econômica Federal, que opera o Novo Fies .

Em casos específicos, em que o estudante precisa trocar informações no contrato, como a troca do fiador, é necessário que o candidato compareça em uma agência da Caixa, acompanhado do novo fiador e com os documentos comprobatórios.

Só é preciso fazer essa renovação quem tem contrato firmados este ano no âmbito do Novo Fies. Para esses contratos, o aditamento, que era feito pelo sistema do MEC (Ministério da Educação), passa a ser executado pela Caixa, o novo agente operador do Fies.

Como funciona - O Fies concede financiamento em instituições privadas de ensino superior. O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar. A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil. A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

Nos siga no Google Notícias