ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Criança de 1 ano morreu no HU com suspeita de leishmaniose

Paulo Fernandes | 08/11/2011 23:02

Uma criança de 1 ano e 8 meses, de Três Lagoas, morreu no último domingo no Hospital Universitário de Campo Grande. A suspeita é de que ela faleceu em decorrência de leishmaniose.

De acordo com a Assessoria de Comunicação de Três Lagoas, a criança apresentava sintomas próprios de quem contraiu leishmaniose: febre, palidez, aumento do baço e icterícia. No entanto, o diagnóstico final deverá ser divulgado pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul).

Quando ainda apresentava suspeita de uma simples gripe com febre, a criança passou pelo Pronto Atendimento em Três Lagoas, no dia 24 de outubro, mas retornou no dia 26 já com palidez, aumento do baço e icterícia.

Segundo a Prefeitura, a criança foi imediatamente encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, no mesmo dia, onde chegou a ser internada.

Logo na madrugada do dia seguinte, ela foi transferida para ser internada no Hospital Universitário de Campo Grande, onde foi confirmada a suspeita de leishmaniose.

“Sentimos e lastimamos profundamente a morte dessa criança. O fato nos leva a tomarmos consciência da responsabilidade que todos temos para evitar que se repitam esses casos”, afirmou a secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante.

Para ela, o caso deve servir para alertar a população que deve manter limpos os quintais e evitar tudo o que possa ser propício ao criadouro de mosquitos de transmissão de dengue e leishmaniose.

É o primeiro óbito por leishmaniose neste ano em Três Lagoas. No ano passado, segundo a Prefeitura, foram registrados 17 casos da doença e duas mortes.

Nos siga no Google Notícias