ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Defensoria de MS protocola hoje novas ações judiciais contra o Sisu

Marcio Breda | 20/01/2011 16:37

A Defensoria Pública Federal de Mato Grosso do Sul irá protocolar no fim da tarde de hoje (20), na 4ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, novas ações individuais para suspensão imediata das inscrições no Sistema Nacional de Seleção Unificada (Sisu). As ações são movidas por falhas na elaboração e correção das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

De acordo com o defensor público Charles Pachciarek Frajdenberg, ontem (19) foram protocoladas 14 ações individuais para invalidarem as inscrições no Sisu. Os candidatos se sentiram lesados com as correções das provas e as notas do Enem e reclamam que podem perder vagas durante a seleção feita pelo sistema.

As ações individuais são alternativas para os candidatos conseguirem uma resposta da Justiça, mas não possuem caráter coletivo. No início da semana a Defensoria Pública do Ceará moveu Ação Civil Pública pedindo a suspensão das inscrições no Sisu enquanto não forem sanadas as dúvidas em relação às correções das provas. A ação pede que um espelho das provas e que a banca examinadora apresente um modelo padrão de resposta usado para as correções.

“Ajuizaremos hoje as ações para quem nos procurou durante a manhã. Os candidatos ainda têm o direito de recorrer e questionar o Enem. Mas como a inscrição no Sisu termina hoje (23 horas no horário de Mato Grosso do Sul), os candidatos que se sentirem lesados e procurarem a Defensoria terão que entrar com uma ação diferenciada”, explica o defensor Charles Frajdenberg.

Problema - Cerca de 21 mil cadernos de prova do Enem apresentaram erros de montagem, o que chegou a culminar a suspensão das provas em caráter liminar pela Justiça no Ceará. Foi então marcada uma nova data para os estudantes prejudicados. Vários alunos protestaram e as notas foram lançadas para inscrição no Sisu.

Nos siga no Google Notícias