ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

No último dia de inscrição no Sisu, curso mais concorrido tem 2.300 candidatos

Ricardo Campos Jr. | 20/01/2011 09:12

Menos disputado a Capital tem 174 estutantes inscritos

O curso superior mais concorrido do Estado atingiu 2.365 candidatos inscritos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Medicina, oferecido pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), tem também a maior concorrência até o momento, 39,42 candidatos por vaga, e continua com nota de corte mais elevada (810,37). Estudantes têm até hoje para se inscreverem.

No campus de Campo Grande, o curso menos concorrido até agora é o bacharelado em Física, com 6,96 candidatos por vaga. A procura pela graduação foi de 174 estudantes. Considerando todos os campi da UFMS, o menos concorrido é a licenciatura em Matemática oferecido em Paranaíba, que tem 4,03 candidatos por vaga.

Na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), a graduação mais concorrida é Direito no campus de Naviraí, com 28,06 candidatos por vaga e nota de corte de 719,15 pontos.

O único curso disponível pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) tem concorrência de 11,65 candidatos por vaga. O tecnológico em Sistemas para Internet teve, até o momento, 466 inscritos.

Problemas - Transtornos envolvendo as provas do Enem começaram após inconsistências em um dos cadernos da avaliação e a realização de um segundo exame para os alunos prejudicados.

Quanto às inscrições para o Sisu, sistema que seleciona os candidatos para as universidades, o grande número de acessos dificultou o cadastro de alguns estudantes. O prazo para inscrição, que originalmente terminava na última segunda-feira (17) foi prorrogado para hoje.

Outra medida adotada para resolver a questão foi um limitador de tempo de acesso ao Sisu, criado pelo MEC. Com a mudança, o estudante tem 20 minutos para movimentar a página e fazer as opções e inscrição. Se passar, o sistema fecha e o processo tem que ser iniciado novamente.

Alguns alunos reclamam de problemas na correção da prova. Redações anuladas aparentemente sem motivo, notas não divulgadas e alunos considerados faltosos mesmo tendo comparecido no dia da avaliação fizeram, por exemplo, com que o MPF (Ministério Público Federal) do Ceará entrasse com uma ação civil pública pedindo, à Justiça Federal, suspensão da divulgação do resultado do Sisu.

O MPF quer também que o Ministério da Educação garanta aos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a possibilidade de apresentarem recursos contra as notas obtidas nas provas.

Um defensor público da União em Mato Grosso do Sul também entrou com uma ação coletiva por causa de problemas com o Sisu.

Chamadas - O prazo de inscrição no sistema finda hoje. Antes de preencher os campos com as informações necessárias, o aluno poderá consultar as notas de corte das graduações pretendidas.

Caso a nota dele seja menor que o valor de corte, o aluno ainda terá uma chance na segunda chamada, que segundo o MEC (Ministério da Educação) está prevista para 4 de fevereiro, e terceira convocação, prevista para 13 de fevereiro. Após, o estudante poderá solicitar participação na lista de espera, de 13 a 17 de fevereiro.

O primeiro resultado tem data prevista de divulgação para 24 de janeiro. A matrícula dos selecionados será nos dias 27, 28 e 31 de janeiro.

(Com informações do G1)

Nos siga no Google Notícias