ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

MPF no Ceará pede suspensão da divulgação do resultado do Sisu

João Humberto | 18/01/2011 21:55

O MPF/CE (Ministério Público Federal) no Ceará entrou com ação na Justiça Federal contra o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), pedindo a suspensão da divulgação do resultado do sistema. O órgão quer que o MEC (Ministério da Educação) garanta aos estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 a possibilidade de apresentar recursos contra as notas obtidas nas provas.

Conforme nota do MPF, o documento é baseado em denúncias de estudantes de irregularidades na divulgação das notas do Enem. Entre os problemas identificados estariam: notas não divulgadas; provas anuladas irregularmente; e candidatos considerados faltosos mesmo tendo feito o exame. Sem as notas, esses estudantes ficam impedidos de concorrer às vagas oferecidas no sistema.

De acordo com matéria apurada pelo portal UOL, o MEC deve permitir que os estudantes apresentem recurso contra as notas do Enem, segundo informa o procurador Oscar Costa Filho. Para isso, o ministério deveria disponibilizar os espelhos das provas com as devidas correções. Assim, os candidatos podem conhecer os motivos que levaram à atribuição de cada nota.

O pedido apresentado pelo procurador à Justiça Federal vai integrar a ação civil pública que já está em tramitação, em que é pedida a anulação e que questiona o uso de notas de edições anteriores do Enem para as vagas oferecidas pelo Sisu. Para o procurador, os exames anteriores não poderiam ser comparados com o Enem 2010, já que nesta edição pela primeira vez está sendo cobrada a disciplina de língua inglesa. Essa questão ainda aguarda decisão judicial.

Nesta terça, a DPU/CE (Defensoria Pública da União) no Ceará também entrou com uma nova ação civil pública contra o Enem 2010. Após queixa de 30 estudantes quanto à correção do exame, o órgão pede que os candidatos vejam os espelhos de suas provas e que a banca examinadora apresente o modelo padrão de resposta usado para a correção.

Junto com a ação, a DPU/CE pede a suspensão das inscrições no Sisu até que o caso seja solucionado. Provas anuladas sem motivo, indicações de falta de alunos que estavam presentes e notas que não condizem com o desempenho foram alguns dos argumentos levantados por esses candidatos.

Por meio da assessoria de imprensa, o MEC ainda não se pronunciou sobre a ação. (Com informações do UOL).

Nos siga no Google Notícias