ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Defesa Civil emite alerta sobre tempo seco a municípios

Redação | 23/08/2010 17:20

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul emitiu hoje novo boletim alertando os municípios onde a umidade relativa do ar está muito baixa sobre os cuidados que devem ser adotados.

Beber muita água e evitar atividades físicas ao ar livre são as duas principais para evitar os transtornos do clima seco. Nos últimos dias, o ar difícil de respirar, aliado à poeira presente e ainda ao calor, tem sido uma preocupação

com a saúde, por causa dos problemas respiratórios.

Em muitos casos, as pessoas tem ido parar no hospital, com destaque para as crianças. O pequeno Miguel foi levado nesta tarde pela avó ao Hospital da Criança, em Campo Grande, que está com movimento maior nos últimos dias.

A avó, Marcelina Almeida, informou que o menino está com diarréia, dores na barriga e se queixa dos olho ardendo e da cabeça pesada.

"Ele nunca teve problemas sérios, mas esse tempo deixa todo mundo meio mole, sem disposicao. Se o adulto fica mal, a criança tem defesa baixa, é ainda pior", comenta a vó. Segundo ela, é a segunda vez que leva o menino ao médico em 10 dias.

Alerta - O coordenador da Defesa Civil, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz, informou que o alerta foi emitido para as cidades onde o ar está mais seco, na região Norte do Estado. Em Coxim, segundo ele, o índice está ficando na média de 15% conforme o Inmet Instituto Nacional de Meteorologia).

A Uniderp, que também mantém serviço de meteorologia, registrou um índice ainda menor, de 10%. Esse índice, conforme os parâmetros da OMS (Organização Mundial de Saúde), já indicaria até a suspensão de aulas, mas a Defesa Civil não fez essa recomendação ainda.

Segundo o coordenador, a Defesa Civil leva em conta a medição do Inmet e ela ainda não indica uma umidade tão baixa. De acordo com o coronel, a partir das orientações feitas pela coordenação estadual, as coordenações municipais tem autonomia para gerenciar as medidas a serem tomadas.

Ele recomenda a todos que bebam muita água, que usem roupas leves, evitem atividades físicas ao ar livre principalmente em horários de sol forte, procurem umidificar o ar, seja com bacias com água, com toalhas molhadas ou aparelhos umidificadores.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que o tempo fique seco como está até o começo de setembro, quando deve chover, após 87 dias no Estado e 39 em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias