A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

07/02/2014 11:55

Dengue causa a primeira morte do ano em Bonito, segundo secretaria

Viviane Oliveira
Larvas do mosquito da dengue foram encontradas dentro de um pneus em um terreno no bairro Nova Lima, região Norte de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)Larvas do mosquito da dengue foram encontradas dentro de um pneus em um terreno no bairro Nova Lima, região Norte de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

A Secretaria Estadual de Saúde investiga um caso de morte causada pela dengue em Bonito. Além disso, duas cidades estão com alto índice de infestação e seis em alerta, de acordo com o boletim epidemiológico referente ao dia 26 de janeiro a 1º de fevereiro deste ano. Nesse período foram notificados 222 casos suspeitos da doença em todo Estado. No total, de janeiro até agora, já foram 1.150.

Os municípios de Bodoquena e Rio Negro estão com alta incidência da doença e as cidades de Antônio João, Alcinopólis, Corumbá, São Gabriel do Oeste, Água Clara e Figueirão em alerta.

O Governo Federal aponta três níveis de incidência de dengue, sendo o nível baixo, até 100 casos por 100 mil habitantes, o médio, de 101 a 300 casos, e o alto índice, acima de 300.

Na última quarta-feira, representantes dos 79 municípios participaram na Capital da Oficina Estadual da dengue. Na ocasião, a diretora de Vigilância e Saúde do Estado, Bernadete Lewandowski, disse que os casos de dengue no Estado notificados até agora preocupam.

O aposentado Antônio Vacchiano, 69 anos, disse que morava em São Paulo e nunca tinha ouvido falar na doença. Há 8 anos morando em Campo Grande, ele e a esposa Joana, já contraíram dengue duas vezes.

Ele diz que o estado deveria ser mais energético nas ações para evitar a doença e em punir a população que não faz a sua parte. “A prefeitura deveria limpar o terreno que o proprietário não cuida e a conta da limpeza deveria ser cobrada no IPTU (Imposto territorial Urbano) dele”, finaliza.

Em 2013 foram registrados 46.448 casos notificados e 12 mortes confirmadas causadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions