ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Descontos com corte de ponto de servidores em greve chegam a R$ 20,7 milhões

Luciene Cruz, da Agência Brasil | 22/08/2012 23:59

O corte de ponto determinado pelo governo federal atingiu 11.495 servidores que paralisaram as atividades no mês de julho. O número equivale a cerca de 2% dos 571.875 servidores do Executivo que estão na ativa. O valor total dos descontos chega a R$ 20,7 milhões. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (22) pelo Ministério do Planejamento.

Segundo o documento, as paralisações atingiram “predominantemente” os órgãos da administração indireta, como agências reguladoras, entidades vinculadas, fundacionais e autarquias. No total, 8.079 servidores públicos tiveram o ponto cortado. Na administração direta, 3.416 funcionários terão os dias descontados na folha de pagamento.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi o que teve o maior número de servidores em greve. O movimento atingiu 52,4% do quadro, totalizando 3.379 funcionários. Na sequência, aparecem a Comissão Nacional de Energia Nuclear e Agência Nacional do Cinema, com 40,5% e 39,4% dos funcionários paralisados, respectivamente.

Entre as dez áreas com maior percentual de grevistas, oito são de agências reguladoras. As paralisações mobilizaram 2.420 servidores. A greve atingiu 33% do quadro de funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com 666 servidores.

Também encabeçam a lista de corte de ponto, os servidores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que totalizaram, 31,8% e 36,5% com os serviços parados, nessa ordem. Em números absolutos, a greve deve a adesão de 501 e 365 servidores, respectivamente.

O comunicado ressaltou ainda que os servidores de universidades e institutos federais ficaram de fora do cálculo e “estão em processo de volta ao trabalho e negociação para reposição dos dias parados”.

Nos siga no Google Notícias