ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Dezessete candidatos obtêm liminar para participar de eleição de diretores

Flávia Lima | 02/12/2015 10:19
Escola da Capital elege novo diretor nesta quarta-feira (Foto: Marcos Ermínio)
Escola da Capital elege novo diretor nesta quarta-feira (Foto: Marcos Ermínio)

Estão sendo realizadas nesta quarta-feira (2), as eleições para escolha dos dirigentes escolares da Rede Estadual de Ensino. O processo eleitoral ocorre até às 20 horas, com a participação da comunidade escolar, que vai eleger o diretor e o diretor-adjunto das 365 unidades da rede para um mandato de três anos consecutivos. O processo está sendo marcado por pelo menos 17 ações que foram impetradas na Justiça, por professores que foram reprovados na prova obrigatória que dá direito a participação no pleito.

Segundo o advogado da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Ronaldo Franco, só na noite desta terça-feira (1), a Justiça garantiu quatro liminares referentes a dois processos, um na Capital e três de Miranda, autorizando a participação dos profissionais no processo.

Franco explica que muitos professores recorreram à Justiça porque a prova aplicada após a realização de um curso, também obrigatório para se candidatar, apresentou inconsistências e erros de correção, o que originou, segundo o advogado, a maioria das ações.

Ele explica que, conforme as regras da prova, as quatro questões dissertativas – de um total de 30 - seriam corrigidas por duas pessoas e, caso as notas tivessem muita discrepância, uma terceira pessoa faria a correção, prevalecendo essa última nota.

No entanto, de acordo com Franco, houve casos em que o candidato obteve notas idênticas e mesmo assim o terceiro corretor foi acionado, emitindo nota zero. “Isso influenciou totalmente na avaliação”, disse.

Outro problema apontado por ele foi quanto às questões 27 e 28, que valiam menos dos que as de número 29 e 30, porém esse detalhe não teria sido informado aos candidatos. “Se você sabe disso, vai se dedicar mais às questões de maior valor”, diz.

Franco também ressalta que a Secretaria de Educação só entregou o espelho da prova para os candidatos recorrerem à Justiça, após muita insistência.

Conforme as regras da Secretaria de Educação do Estado, é permitida uma reeleição para qualquer uma das funções, através do voto secreto e direto.

Concluída a apuração, o presidente da Comissão Escolar disponibilizará, por meio do Sistema de Apuração de Eleições da Secretaria de Estado de Educação, no prazo de 24 horas, o resultado final, indicando a chapa ou candidato eleito.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação, tanto a secretária de Educação, Maria Cecília Amêndola da Mota quanto a presidente da comissão do processo eleitoral, Mary Nilci dos Santos, acompanham o processo na região da Grande Dourados. Nesta sexta-feira (3), elas viajam para Brasília.

Nos siga no Google Notícias