ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Dos 79 municípios de MS, 28 cumpriram meta e campanha segue

Lidiane Kober | 29/05/2014 17:13
Campanha de vacinação contra a gripe encerraria no dia 9 de maio (Divulgação/Assessoria)
Campanha de vacinação contra a gripe encerraria no dia 9 de maio (Divulgação/Assessoria)

Prorrogada desde 9 de maio, a campanha de vacinação contra a gripe atingiu a meta em 28 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul e deve seguir até completar 80% do público-alvo. Neste ano, 217 notificações da doença foram registradas e três pessoas morreram no Estado.

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado ontem (28), houve aumento de 30% no número de casos de gripe A em Mato Grosso do Sul, em 15 dias. A maior parte está concentrada em três cidades: Campo Grande (71), Corumbá (68) e Caarapó (26).

Conforme balanço do Ministério da Saúde, na Capital, a campanha vacinou 76,09% dos 163.596 alvos, por isso, deve ser prorrogada pela quarta vez amanhã (30).

Em Corumbá, onde foram registradas três mortes por gripe A, a meta foi alcançada e 80,33% dos 22.845 alvos foram imunizados. Terceiro no ranking estadual, Caarapó ainda não atingiu a meta e, até agora, 70, 82% do público foi vacinado.

De acordo com orientação do Ministério da Saúde, os municípios que atingirem a meta poderão abrir para todos a vacinação ou manter o foco no público-alvo até completarem os 100% de doses recebidas.

Precisam receber a imunização crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Prevenção - A transmissão dos vírus acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

A vacina contra a gripe atua como uma forma de prevenção e é capaz de tornar o sistema imunológico apto a combater o vírus, através do inoculação dele. Ela só é contraindicada a quem tiver alergia à clara de ovo.

Nos siga no Google Notícias