ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Em Campo Grande, ao menos 4 mil esperam por cirurgias eletivas pelo SUS

A cirurgia mais esperada é a de retirada da vesícula. Ao todo, no Estado, cerca de 35 mil pessoas na fila.

Bruna Kaspary | 04/12/2017 12:18
Centro cirúrgico da Santa Casa (Foto: Arquivo)
Centro cirúrgico da Santa Casa (Foto: Arquivo)

Pelo menos 4 mil pessoas estão na fila de espera por uma cirurgia eletiva, que é marcada antecipadamente, realizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Campo Grande. A maior parte dos pedidos de intervenção são para a retirada da vesícula.

De acordo com os dados do CFM (Conselho Federal de Medicina), em todo o Estado estão na fila mais de 35 mil pacientes, sendo que a maior parte deles esperando pela cirurgia de tratamento de varizes.

As cirurgias para tratamento do aparelho circulatório totalizam mais de seis pedidos, sendo inferior apelas àquelas feitas no sistema digestório, com quase 8 mil solicitações, e na visão, que chegam à mais de 15 mil pessoas na espera.

Além da cirurgia para tratamento de varizes, estão entre as operações mais requisitadas no Estado as intervenções para correção de pequenos sangramentos no globo ocular, com quase 4 mil pedidos, e correção de catarata com implante de lente intraocular, que tem ao menos 3,5 mil pacientes esperando que o procedimento seja marcado.

De acordo com o presidente do CFM, Carlos Vital, o aumento progressivo de pacientes à espera se deve por conta dos poucos recursos para realização dessas cirurgias comparando com o número de novos ingressantes à fila.

Nos siga no Google Notícias