ACOMPANHE-NOS    
MAIO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Em duas décadas, setor industrial cresceu 146% em MS

Por Redação | 12/05/2010 11:01

Dados apresentados ontem pelo presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, apontam que nas últimas duas décadas o número de indústrias instaladas em Mato Grosso do Sul saltou de 3.712 em 1990 para 9.125 até março deste ano, ou seja, crescimento de 146%, enquanto o número de trabalhadores empregados no setor subiu de 32.398 para 104 mil no mesmo período, o que representa um aumento de 221%.

Os números foram apresentados durante solenidade de entrega do Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial ao presidente da CNI, Armando de Queiróz Monteiro Neto, e de cinco medalhas do Mérito Industrial a empresários do Estado.

Segundo Longen, o maior salto foram nas exportações de produtos industrializados, de US$ 23,6 milhões em 1990 para US$ 1,2 bilhão em 2009, o que corresponde a 5.036% a mais. "O setor industrial está em franco crescimento e os dados demonstram isso e as ações do Sistema Fiems, em parceria com as prefeituras e Governo do Estado, nos últimos três anos também contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul", lembrou o presidente da Fiems, que também discerrou o Mapa da Indústria colocado no saguão do andar térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande.

O governador André Puccinelli destacou que em 2014 a previsão é que o Estado atinja o segundo lugar na produção de cana-de-açúcar no Brasil. "Além disso, já contamos com empresas do porte da International Paper e Fibria e, a partir do próximo ano, será iniciada a construção da fábrica de fertilizantes da Petrobras. O estreitamento dessa relação entre iniciativa privada e poder público faz com que possamos ter certeza de que o nosso Estado vai progredir ainda mais, diversificando a sua matriz econômica", analisou.

Nos siga no Google Notícias