A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Outubro de 2018

13/05/2010 15:19

Em MS, só 7,7% dos municípios têm guarda municipal

Redação

Pesquisa com perfil dos municípios, divulgada hoje pelo IBGE, mostra que em Mato Grosso do Sul apenas 7,7% das cidades do Estado têm Guarda Municipal.

Segundo Pesquisa de Informações Básicas Municipais, a "existência de Guarda Municipal está diretamente vinculada ao tamanho da população residente no município. Quanto maior o número de habitantes, mais frequente é a existência da mesma".

Exemplos de Mato Grosso do Sul que seguem essa linha de raciocínio são Campo Grande, Dourados e Corumbá.

Comparados com os dados obtidos em 2006, em 2009 houve aumento de 1,4% nas prefeituras municipais que informaram ter Guarda Municipal no Brasil e de 5,9% nos municípios com mais de 100 mil habitantes. Já naqueles com até 10 mil habitantes, esse aumento foi de 3,8%.

O maior índice de Guardas Municipais está no Rio de Janeiro, com 73,9% dos municípios atendidos e o menor no Acre, onde nenhum informou ter o órgão.

Sobre a atuação desse tipo de força, a maior parte é para zelar pelo patrimônio público, seguido por segurança de eventos nos municípios;

O levantamento também considerou o número de municípios brasileiros que informou ter uma secretaria exclusiva para tratar dos assuntos da segurança pública. São 13,5%. A existência de Conselhos Municipais de Segurança Pública foi investigada junto às prefeituras municipais.

A quantidade que em 2006, era de 445, aumentou para 579 no ano de 2009.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions