ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Em nota, pais apoiam escola que adotou livro polêmico

Redação | 25/02/2010 09:24

Os pais de alunos da escola CNEC (Campanha Nacional das Escolas da Comunidade) decidiram que os estudantes vão continuar tendo contato com o livro Dia 4, escrito pelo adolescente Vithor Torres, de 16 anos,que é aluno da escola, e que foi apontado como inadequado pela família de uma aluna de 10 anos. Após se reunirem ontem à noite, além de reiterr a decisão, decidiram divulgar uma nota foi defendendo a escola e a escolha do livro como parte do projeto "Conversando com o Autor".

No texto, os pais reiteraram a confiança na proposta pedagógica da escola e repudiam a forma precipitada e distorcida como o assunto foi divulgado. Há, entre eles, uma preocupação de resgatar a imagem da escola e evitar prejuízos com o episódio.

A polêmica se instalou quando a tia de uma das alunas procurou a imprensa para reclamar da adoção do livro, alegando que ele contém palavrões e conceitos preconceituosos. O nome dela está sendo preservado pelo Campo Grande News para não expor a criança.

A publicação conta a história de uma viagem de ônibus feita pelo adolescente, em que ele entra em contato com uma realidade até então desconhecida.

A queixa provocou duas reuniões entre pais, do turno da manhã e da tarde, e nas duas, após ouvir a explicação sobre o projeto, eles decidiram manter o livro como parte do projeto. .

Na nota divulgada hoje, os pais explicam porque continuam apoiando a escola e o projeto. Dizem que a ideia da adoção do livro escrito pelo adolescente que o projeto prevê a leitura do livro em sala de aula, sob a supervisão dos professores de língua portuguesa e que, "em nenhum momento a equipe pedagógica propõe uma leitura irresponsável, solta e descontextualizada".

Ainda conforme a avaliação dos pais que assinam a nota, a linguagem do texto do autor flui naturalmente, e em alguns momentos, ele extravasa sua frustração diante dos problemas pelos quais está passando e os que vão surgindo durante uma longa e cansativa viagem. Nesse ponto, cita a nota, registram-se alguns xingamentos ou palavras vulgares no texto, "que em nenhum momento incentivam os leitores a usá-las e nem representam qualquer intenção de ofender".

Defesa- Entre os pais, alguns mudaram de opinião quando conheceram o projeto. Foi o caso da jornalista Maristela Yule, mãe de uma aluna da escola. Ela disse que, de início, ao saber do caso pela imprensa, sua primeira reação foi contrária à escola.

Após ouvir as explicações, a postura mudou. "Fiquei envergonhada de um dia ter duvidado da escola". A filha de Maristela está no sexto ano e estuda na escola há 8 anos, desde a Educação Infantil.

A avaliação da jornalista é de que o único erro da escola foi não ter convocado os pais quando foi feita a reclamação, porque teriam se antecipado na defesa da escola.

No sábado está marcada uma nova reunião, quando todos os pais vão discutir o encaminhamento do projeto "Conhecendo o Autor" e as adequações a serem realizadas diante da polêmica criada. A apresentação já estaria previamente marcada.

Sobre a discussão central em torno do livro, a presença dos palavrões, Maristela é taxativa: "Minha filha não fala palavrão, e isso não vai mudar, tenho certeza".

Ela diz que o contato das crianças com os palavrões é diário, mas dessa vez vão ter o apoio e a orientação do professor sobre o que certo e o que é errado.

Nos siga no Google Notícias