ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Em pleno inverno, gripe dá ‘folga’, mas vírus da dengue ainda faz vítimas

Na última semana, 112 pessoas foram diagnosticadas com doença transmitida por mosquito, o triplo da semana anterior

Anahi Zurutuza | 03/08/2016 17:50
Doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti matou 16 pessoas neste ano (Foto: Sanofi Pasteur/Divulgação)
Doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti matou 16 pessoas neste ano (Foto: Sanofi Pasteur/Divulgação)

Há 16 dias a SES (Secretaria de Estado de Saúde) não registra mortes por gripe em Mato Grosso do Sul e na última semana – entre os dia 26 de julho e 2 deste mês – 40 casos da doença foram notificados. Mas, os vírus da dengue (são quatro tipos), apesar dos 17 dias de estiagem, continua fazendo vítimas – 112 pessoas foram diagnosticadas com a doença nos últimos sete dias, quase o triplo do número de notificações na semana anterior, quando 44 casos foram registrados.

Conforme os boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (3) pela secretaria, 89 pessoas morreram por conta da gripe no Estado. Os óbitos foram registrados antes do dia 19 de julho. Já a dengue matou 16 pessoas neste ano.

Até agora, 1.520 casos de síndrome respiratória aguda grave – geralmente causados pelos vírus influenza – foram notificados, enquanto os vírus da dengue contaminaram 57.951 pessoas.

No início do inverno, Santa Casa ficou lotada por conta dos casos de gripe (Foto: Guilherme Henri/Arquivo)
No início do inverno, Santa Casa ficou lotada por conta dos casos de gripe (Foto: Guilherme Henri/Arquivo)

Mais letal – Apesar da quantidade de registros de dengue ter sido o maior desde 2013 – quando 102.026 pessoas tiveram a patologia transmitida pelo Aedes aegypti –, a gripe é considerada a “doença da vez” pelo grau de letalidade.

O número de mortes de pacientes com algum dos vírus influenza – A ou B – foi quase seis vezes maior que os registros de óbitos causados pelos vírus da dengue.

Em entrevista dada em julho deste ano, o médico infectologista Rivaldo Venâncio Costa explicou que o fato do vírus da gripe ter começado a circular mais cedo neste ano contribuiu para que a doença fosse mais letal. Em março, casos e mortes já começaram a ser registradas, enquanto que, em geral, as notificações começam a ser feitas em maio. Ninguém havia se vacinado ainda.

O médico ressaltou ainda que o número de casos de gripe registrados pela SES não pode ser tomado como base, uma vez que muitos pacientes sequer chegam a ir até uma unidade de saúde. “A diferença é que a gripe não é uma doença de notificação compulsória, mas a dengue é. Pela forma de transmissão, a gripe atinge uma quantidade de pessoa infinitamente maior que a dengue. Por baixo, no Estado, umas 200 mil pessoas já devem ter tido gripe neste ano”, concluiu.

Nesta época do ano, é caem os registros de dengue, porque como chove menos, há menos reservatórios de água para o mosquito transmissor da doença se reproduzir. Já problemas respiratórios são mais comuns por conta do tempo seco. 

Nos siga no Google Notícias