A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

09/02/2009 18:38

Empregados da usina Santa Olinda vão ao MPT para receber

Redação

Cerca de 700 funcionários da usina Santa Olinda, no distrito de Quebra Coco, em Sidrolândia, deverão receber nos próximos dias os salários atrasados e até o 13º, referentes a 2008. Segundo o advogado da usina, Gil Cipelli de Britto, ainda não existe uma data certa para o pagamento desses direitos, contudo, a verba sairá em breve.

Pelo fato de não receberem salários, rescisões contratuais e o 13º atrasados do ano passado, os trabalhadores decidiram recorrer ao MPT (Ministério Público do Trabalho). Por conta disso, o presidente da FTI/MS (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso do Sul), José Roberto Silva e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Açúcar e Álcool de Rio Brilhante, Oviedo Santos, se reuniram com o procurador do Trabalho Jonas Ratier Moreno e com a direção da usina, para tratar do assunto.

Oviedo disse que grande parte dos trabalhadores da usina está sem receber a segunda parcela do 13º, que deveria ser pago em dezembro do ano passado. Existem funcionários que até o momento nem sequer receberam o salário de dezembro, muito menos o de janeiro.

Segundo Oviedo, desde 2007 os funcionários da usina enfrentam problemas relacionados ao atraso nos pagamentos de salários. Oviedo ainda culpa o empresário José Pessoa, presidente do sindicado dos usineiros de Mato Grosso do Sul e dono de 7 usinas de álcool e açúcar no Brasil, por dificultar a vida dos empregados.

José Roberto Silva diz que a federação e o sindicato da categoria tem sido pacientes em procurar negociar com a empresa o rápido pagamento dos direitos dos trabalhadores e caso a empresa insista em mais uma vez não cumprir o dever de pagar, as entidades recorrerão à Justiça.

Uma caravana de trabalhadores está disposta a ir para Brasília discutir a questão no Ministério do Trabalho e Emprego, caso a usina não regularize as pendências.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions