ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, QUINTA  27    CAMPO GRANDE 25º

Empregos

Concurso para juiz leigo atrai 699 candidatos para salário de R$ 12 mil

Candidatos usam prova para conseguir um trampolim para a magistratura no Tribunal de Justiça

Por Gabriela Couto e Cleber Gellio | 05/12/2021 12:56
Candidatos passam por aferição da temperatura antes de entrar no local da prova na Capital. (Foto: Marcos Maluf)
Candidatos passam por aferição da temperatura antes de entrar no local da prova na Capital. (Foto: Marcos Maluf)

Ao todo 699 advogados participam neste domingo (05) do processo seletivo simplificado unificado para juiz leigo em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Nova Andradina e Paranaíba. Na disputa estão 24 vagas de cadastro de reserva e salário que pode chegar a R$ 12.104,02. São mais de 29 candidatos por vaga.

Na Capital candidatos estavam otimistas com a possibilidade da aprovação após anos de estudos. Este é o caso do advogado ambientalista, Jeann Citadim, 32 anos. "Nos meus dois últimos anos tenho me dedicado em período integral para esse concurso. Estou bastante confiante", afirmou.

Ele acredita que a pandemia da covid-19 afetou o emocional dos concorrentes e isso pode atrapalhar a prova. "Nesse período de pandemia temos que ficar tranquilos porque afeta muito o psicológico das pessoas. Isso influencia muito, além do dia a dia da nossa profissão que é bastante estressante", acrescentou.

No primeiro período da avaliação os candidatos terão até às 14h30 para dissertar um projeto de sentença. Nessa etapa, todos podem consultar o material de apoio Vade Mecum, sem colocar as citações. Depois, das 14h45 às 18h15, o desafio será a prova objetiva com 60 questões. A situação pegou a candidata Alessandro Pereira, 35 anos, de forma desprevenida. A advogada civil é de Sidrolândia, localizada a 71 km de Campo Grande, e teve que correr para ter a ajuda do livro.

"Meu marido foi ao shopping comprar o meu material de apoio. Não estava muito claro no edital que podia trazer meu Vade Mecum. Agora tive que ir às pressas comprar um e ter mesmas condições dos meus concorrentes", disse ela que conseguiu entrar com o material a tempo dos portões fecharem.

Candidatos pediram ajuda para familiares levarem o livro Vade Mecum para conseguir escrever a sentença que faz parte da prova. (Foto: Marcos Maluf)
Candidatos pediram ajuda para familiares levarem o livro Vade Mecum para conseguir escrever a sentença que faz parte da prova. (Foto: Marcos Maluf)

Já o advogado civil Diego Herradon, 35 anos, afirmou que vai conseguir ser aprovado para realizar seu grande sonho profissional. "Estou bastante confiante e o curso de juiz leigo servirá como uma escada e um trampolim para minha magistratura", pontuou.

Desde 2017 ficou estabelecido que juiz leigo deixaria de ser nomeado e passaria a ser convocado por um processo de seleção. Neste ano a responsável pelo certame é o Instituto Consulplan. Os aprovados poderão atuar pelos próximos quatro anos na função, em juizados específicos e causas de menor porte.

O juiz leigo é considerado um auxiliar da justiça, sendo esta, a principal diferença do Juiz de Direito, ou Juiz Togado, que possui seus direitos garantidos no artigo 95 da Constituição.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário