ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Empregos

Empresas oferecem hoje 300 vagas para deficientes e reabilitados do INSS

Caroline Maldonado | 25/09/2015 11:10
Mais de cem pessoas participaram da abertura do Dia D (Foto: Fernando Antunes)
Mais de cem pessoas participaram da abertura do Dia D (Foto: Fernando Antunes)

Durante todo o dia de hoje, a agência de empregos do Estado atende somente pessoas com deficiência e aqueles que já passaram pelo programa de reabilitação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Foram anunciadas 300 vagas de 60 empresas, na abertura do Dia D, nesta manhã, na Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), no Centro de Campo Grande. Mais de cem pessoas lotaram a sede da fundação.

Participaram o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e a vice-governadora Rose Modesto (PSDB), além do deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB) e o deputado federal Elizeu Dionísio (SD). Eles entregaram as chaves de cinco veículos, adquiridos para a Funtrab.

São oportunidades nos setores de comércio, indústria e serviços, segundo a Gerente da Casa do Trabalhador, Cláudia Bergamo. “O desafio nessa inserção no mercado de trabalho é que as empresas abrem vagas para deficientes apenas para preencher os postos previstos em lei”, comentou a gerente, ao lembrar a lei de 1991 que obriga as empresas com cem ou mais empregados a preencher de 2% a 5% dos cargos com portadores de deficiência.

A única dificuldade é convencer o empregador a superar a ideia de preencher vagas em função da lei, porque na outra ponta aqueles que tem alguma deficiência não só querem trabalhar como se preparam antes de buscar uma oportunidade. Com apoio da família e de instituições, eles vêm no emprego uma maneira de explorar o próprio potencial assim como qualquer outro trabalhador.

Entre os que foram a agência hoje estava o portador de síndrome de down, Leonis Guimarães, Espíndola, 21 anos. O jovem detalha o que o levou até lá: “quero trabalhar, ganhar dinheiro e namorar”. O emprego vai ser mais uma conquista, segundo a mãe Lucimeire Guimarães, 41 anos.

Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e vice-governadora Rose Modesto (PSDB) participaram da abertura do evento (Foto: Fernando Antunes)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e vice-governadora Rose Modesto (PSDB) participaram da abertura do evento (Foto: Fernando Antunes)
Leonis Guimarães, Espíndola, 21 anos, procura emprego como atendente ou auxiliar de escritório (Foto: Fernando Antunes)
Leonis Guimarães, Espíndola, 21 anos, procura emprego como atendente ou auxiliar de escritório (Foto: Fernando Antunes)

“Não vai ter dificuldade alguma, porque ele é bem desenvolvido e vai ser mais uma novidade”, diz a mãe satisfeita com as transformações que levaram a promoção de um evento como esse. “Antes tínhamos pouca informação, menos oportunidade, eu nem sabia o que era a síndrome de down”, comenta. Leonis faz parte de uma turma de quatro jovens da Associação Juliano Varela que foram a agência no desejo de saírem empregados hoje.

Perto do grupo, outra jovem movida pelo mesmo objetivo. Janaína da Silva Germano, 24 anos, tem microcefalia, uma deficiência mental, e já trabalhou em um atacado da cidade. Ela reclama da falta de oportunidade. “Quando a gente fala que tem a deficiência, eles não dão o serviço. Eles tem que entender que somos igual gente normal”, diz.

A organização do evento espera que mais empresas procurem a agência para oferecer vagas até o fim do dia. “A meta é que o pessoal saia daqui empregado”, comentou o diretor-presidente da Funtrab, Wilson da Costa.

As atividades do Dia D se estendem até as 17h, na sede da Funtrab, na Rua 13 de Maio, nº 2773. Estão sendo ministradas palestras com foco na Lei Complementar 142/2013 e no BPC (Benefício de Prestação Continuada). O objetivo do evento, que ocorre em todo o país, é esclarecer as dúvidas e falar sobre os direitos dos beneficiários.

Nos siga no Google Notícias