A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

01/05/2017 10:42

Evento em praça também é chance para quem busca o primeiro emprego

Ricardo Campos Jr. e Lucas Junot
São oferecidas mais de 300 vagas de trabalho e a expectativa é de que mais de 3 mil pessoas passem pelo local ao longo do dia (Foto: Lucas Junot)São oferecidas mais de 300 vagas de trabalho e a expectativa é de que mais de 3 mil pessoas passem pelo local ao longo do dia (Foto: Lucas Junot)
Dezenas de pessoas formam fila em busca de trabalho. (Foto: Marcos Ermínio)Dezenas de pessoas formam fila em busca de trabalho. (Foto: Marcos Ermínio)

Serviços-gerais e auxiliar administrativo eram os empregos mais procurados pelas dezenas de pessoas que foram à Praça do Rádio nesta segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho, em ação realizada pela Funtrab (Fundação do Trabalho de MS). O evento atraiu não apenas quem desejava voltar ao mercado de trabalho, mas jovens em busca do primeiro emprego.

É o caso de Yasmin Lorranny, 17 anos. Acompanhada pela mãe, a porteira Leila Conceição, ela fez um rápido curso gratuito de auxiliar administrativo e entrou na fila para tentar um encaminhamento para uma vaga.

A intenção dela não é apenas conquistar a tão sonhada independência financeira, querida pelos jovens, mas também contribuir para a renda doméstica. “Todo jovem quer trabalhar para ter seu próprio dinheiro. Eu quero ajudar a minha família”, afirma.

Na casa dela vivem cinco pessoas, além dela e da mãe, o pai que trabalha como ajudante de serviços-gerais, o irmão caçula e um tio que é idoso e precisa de cuidados constantes. Se ela trabalhar, “vamos conseguir compor uma renda melhor para ter mais qualidade de vida”, aponta.

Yasmin já teve empregos informais, como babá. Agora ela busca uma vaga formal, com carteira assinada.

Já Edmilson da Silva, 31 anos, se encaixa entre aqueles que estão desempregados e precisam de uma oportunidade para voltar a produzir. Há um ano sem trabalho, ele intensificou a busca por uma vaga de ajudante geral há cerca de dois meses.

“Essa dificuldade em razão da crise, como vejo nos jornais, está espalhada por todo o país”, opina o trabalhador.

Oportunidades - São oferecidas mais de 300 vagas de trabalho e a expectativa é de que mais de 3 mil pessoas passem pelo local ao longo do dia.

O diretor-presidente da Funtrab, Wilson Acosta, explica que o dia será de ação itinerante como forma de aproximar mais o órgão da população. São oferecidos cursos de qualificação como auxiliar administrativo e informática básica, elaboração de currículos impressos, e o encaminhamento de interessados para o mercado de trabalho.

Além disso, afirma que o governo do Estado liberou R$ 1 milhão em crédito para pequenos empresários, que pode ser contratado na hora. Após a ação de hoje, a Funtrab deve realizar outras iniciativas em terminais de ônibus e em escolas nos bairros.

Caged: sete setores apresentam alta no número de empregos
Apenas a Agricultura apresentou mais demissões do que contratações em agosto no resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), di...
Uems divulga resultado de concurso para professores de várias áreas
A Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) publicou edital com o resultado final do concurso público para professor de ensino superior em d...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions