ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Empregos

INSS capacita pescadores amanhã para pedido eletrônico do seguro-desemprego

Paulo Nonato de Souza | 08/11/2017 16:24
Com a pesca proibida, Polícia Ambiental faz batidas permanentes nos rios do estado para coibir descumprimento da lei da Piracema (Foto: Divulgação)
Com a pesca proibida, Polícia Ambiental faz batidas permanentes nos rios do estado para coibir descumprimento da lei da Piracema (Foto: Divulgação)

O “seguro-defeso”, como é conhecido o seguro-desemprego do pescador artesanal, este ano estreia o modelo eletrônico para encaminhamento dos requerimentos, sem a necessidade de os pescadores se deslocarem até as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para dar entrada.

Em Mato Grosso do Sul, o INSS fará um treinamento de 12 representantes das colônias e associações de pescadores da região que engloba a gerência executiva do órgão federal em Campo Grande, nesta quinta-feira (9). O foco será a capacitação dos pescadores para o encaminhamento do requerimento do seguro defeso.

Assistência financeira temporária concedida aos pescadores profissionais artesanais que durante o período da piracema são obrigados a paralisar suas atividades para preservação da espécie, o Seguro Defeso é um direito do pescador no período de quatro meses com um salário mínimo. A expectativa é de que este ano 5,9 mil pescadores recebam o seguro em Mato Grosso do Sul.

Para ter direito, o pescador deve comprovar que exerce a pesca de maneira ininterrupta, seja sozinho ou em regime de economia familiar. O período da piracema teve início no dia 1º de outubro de 2017 e terminará no dia 31 de janeiro de 2018.

Histórico - Para prevenir e reprimir a pesca predatória durante a reprodução dos peixes, a PMA (Polícia MIlitar Ambiental) antecipa desde 2013 a operação Piracema e desde 1º de outubro vem intensificando as ações em todos os rios de Mato Grosso do Sul.

A Operação Pré-piracema normalmente acontecia a partir do dia 25 de outubro, mas desde 2013 tem sido antecipada em razão dos problemas encontrados nos últimos dois meses de pesca aberta em setembro e outubro em todos os anos.

Serviço – O treinamento dos pescadores terá início às 8h30 e será realizado no auditório da agência do INSS em Campo Grande, à Rua Anhandui, 113. A chefe da seção de administração e informação aos segurados, Edna Nunes Gonçalves, é quem comandará a capacitação.

Nos siga no Google Notícias