ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Empregos

Justiça suspende concurso da UFMS para cargos administrativos

Aline dos Santos | 28/06/2012 10:42

Com 30 mil inscritos, concurso chegou a ser denunciado por plágio

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) suspendeu o concurso público de provas para provimento de vagas para o cargo de técnico-administrativo em Educação.

Conforme o aviso, assinado pelo reitor em exercício João Ricardo Filgueiras Tognini, a suspensão foi por determinação da juíza Raquel Domingues do Amaral, em substituição na 1ª Vara da Justiça Federal. A decisão é relativa a dois mandados de segurança.

O concurso, lançado no edital 6, de 28 de dezembro de 2011, chegou a ser denunciado ao MPF (Ministério Público Federal) por ter sete questões copiadas de um concurso na UFPA (Universidade Federal do Pará). Porém, a UFMS justificou que o edital não exigia questões inéditas e o procedimento foi mantido.

Agora, um dos mandados de segurança que resultou na suspensão partiu de uma candidata que somou 76 pontos para vaga de biólogo, ficando na 13ª posição. Porém, contesta sete questões. Cada uma vale dois pontos, portanto, ela poderia aumentar a pontuação, ficando em primeiro lugar.

De acordo com o advogado Adilar José Bettoni, havia questões com mais de uma resposta certa, cinco de Língua Portuguesa e três de Biologia. Um dos exemplos apresentados foi a questão cinco.

O texto pede para assinalar a alternativa em que o acento gráfico é necessário para que a palavra fique correta. Foram dadas as seguinte opções: (A) Gratuito, (B) Rubrica, (C) Recorde, (D) Fluido e (E) Substituido.

Segundo a comissão organizadora, a resposta correta seria a da letra “E”, porém a candidata afirma que a letra “D” também está correta, pois fluido pode ter dois significados, para tanto, usa-se o sinal gráfico para diferenciar uma da outra.

O concurso tem vagas para diversas áreas, com salário base entre R$ 1.473,58 e R$ 2.989,33. A disputa era por cargos como assistente de laboratório, auxiliar de enfermagem, diagramador, técnico em biologia e em informática, administrador, analista de tecnologia da informação, bibliotecário, biólogo e enfermeiros. A prova foi aplicada em 18 de março, com mais de 30 mil candidatos.

Nos siga no Google Notícias