ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Empregos

Para tentar garantir vaga, professores encaram seleção com 28 mil inscritos

Provas estão sendo aplicadas em 22 locais de Campo Grande e em outros dez em Dourados

Ana Paula Chuva e Jhefferson Gamarra | 15/11/2021 13:33
Candidatos esperando abertura de portões na Uniderp. (Foto: Jhefferson Gamarra)
Candidatos esperando abertura de portões na Uniderp. (Foto: Jhefferson Gamarra)

Quem passa pela Avenida Ceará na tarde desta segunda-feira (15), se assusta com o trânsito lento e o tamanho da fila em frente à Uniderp, apesar do feriado. O local é um dos polos onde estão sendo aplicadas as provas do processo seletivo para banco de reserva de professores para Rede Estadual de Ensino. Ao todo, são 28.647 inscritos no certame.

As provas estão sendo aplicadas em 32 locais, sendo 22 em Campo Grande e dez em Dourados, com 10.184 pessoas para fazer o exame. Os portões abriram às 13h, mas na Uniderp, a fila já estava chegando na rotatória da Rua Joaquim Murtinho.

Mesmo sendo um processo seletivo para banco reserva, muitos candidatos decidiram encarar a seleção na intenção de garantir emprego em 2022, como é o caso do professor de Matemática, Jonatan Loureiro Vasques, 33 anos, que já está empregado, mas pensa no próximo ano.

Jonatan quer garantir vaga para ano que vem. (Foto: Jhefferson Gamarra)
Jonatan quer garantir vaga para ano que vem. (Foto: Jhefferson Gamarra)

“Pelo que vi, para Matemática está bem concorrido, mas estou com boa expectativa de passar e ficar em uma colocação boa para renovar e continuar ano que vem. Tem muita gente vindo do interior. Só acho que poderia ter sido melhor organizado, em relação a espaço de prova”, disse ao Campo Grande News.

Esperançosa também com o certame, Joyce Pinheiro vai tentar uma vaga na área de História e não se assustou com a fila.

“Todo processo seletivo está sendo aqui e em Dourados, por isso, está bem cheio aqui. É só um processo seletivo, mas já é uma esperança para os professores. Muitos já estão dando aulas no Estado e estão tentando renovar para o ano que vem. Estou com boa expectativa, vamos entregar nas mãos de Deus”, afirmou.

Joyce não se assustou com tamanho da fila. (Foto: Jhefferson Gamarra)
Joyce não se assustou com tamanho da fila. (Foto: Jhefferson Gamarra)

Assim como ela, Daniel Aranda, 28 anos, está com expectativa de usar o processo seletivo para garantir a vaga no próximo ano. Atualmente, ele dá aula de Biologia em escola privada e quer usar o certame como um teste para o concurso previsto para ano que vem.

“Tem bastante gente concorrendo no processo que, na verdade, não garante nenhuma vaga, vai ser de acordo com a necessidade do Estado. Ele está bem simplificado, serão apenas 30 questões, mas dá para usar de teste para o concurso previsto para 2022”, declarou Daniel.

De Aquidauana, cidade a 139 quilômetros de Campo Grande, Diego Laje, 26 anos, decidiu participar do processo seletivo por acreditar que na área dele, a concorrência seja menor e, por isso, valeria a pena vir até a Capital.

“Sou formado há 3 anos, minha área é a Língua Inglesa, mas não atuo. Resolvi arriscar porque para minha área imagino que a concorrência é menor, se fosse para uma vaga mais concorrida talvez não valesse a pena vir para Campo Grande. A meta mesmo é entrar no concurso ano que vem. Vou seguir estudando”, contou.

Corredor lotado de candidatos dentro da Uniderp. (Foto: Direto das Ruas)
Corredor lotado de candidatos dentro da Uniderp. (Foto: Direto das Ruas)

Processo seletivo – Os portões fecharam às 14h e os candidatos só poderão deixar o local de prova após uma hora do início. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala de aplicação até que o último deles termine sua prova ou até que se esgote o tempo previsto.

O candidato que entregar a folha de respostas sem assinatura ou sem a frase de verificação transcrita será atribuída a pontuação zero na prova escrita objetiva, sendo automaticamente eliminado do Processo Seletivo Simplificado.

A previsão de divulgação do gabarito oficial é do dia 17 de novembro, mesma data de abertura de prazo para interessados em entrar com recurso para alguma questão. A seleção servirá para a contratação de professores da REE (Rede Estadual de Ensino) por 40h e salário inicial de R$ 4.373,27.

Nos siga no Google Notícias