ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Empregos

Prefeitura suspende concurso após operação contra empresas suspeitas

Decisão foi anunciada nesta quinta-feira e vale por 90 dias; município garante que processo de licitação ocorreu dentro da legalidade

Liniker Ribeiro | 29/11/2018 16:14
Fachada da prefeitura de Taquarussu (Foto: Vale do Ivinhema Agora)
Fachada da prefeitura de Taquarussu (Foto: Vale do Ivinhema Agora)

A prefeitura de Taquarussu - a 332 quilômetros da Capital – suspenderá por 90 dias o concurso público aberto em 2018 para a contratação de novos servidores, aplicado pela empresa Vale Consultoria, um dos alvos da Operação Convite, deflagrada ontem (29) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado).

Em nota, o executivo municipal afirmou que a decisão do prefeito, Roberto Tavares Almeida, está baseada em uma recomendação do Ministério Público. As investigações acontecem ao mesmo tempo em que as etapas e resultados estão sendo homologadas.

O órgão destacou ainda, que todo o processo de licitação, que envolveu três diferentes empresas com sede em Mato Grosso do Sul - tendo a Vale vencido - foi realizado em conformidade com a Lei nº 8.666/93 (Lei das Licitações).

“Após o preenchimento de todos os requisitos e exigências legais da Lei, é que se formou a Comissão do Concurso Público que sempre atuou com lisura, legalidade, impessoalidade e publicidade em todo o tramite do certame, sem qualquer favorecimento a candidato concursando”, afirma a nota.

Em relação a possíveis fraudes na realização da prova, aplicada no dia 2 de setembro, o executivo municipal destaca que todo o processo de aplicação, desde a abertura dos envelopes e até o fechamento, foi supervisionado pelo Ministério Público Estadual, representado pela promotora de Justiça da Comarca de Batayporã, Bianka Mendes, conforme o documento.

“O município de Taquarussu, por seu prefeito Roberto Tavares Almeida, reitera o compromisso com a legalidade, moralidade e probidade com a Administração Pública, e se coloca a disposição de toda autoridade competente para prestar todos os esclarecimentos necessários”, conclui o posicionamento.

Operação -Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em empresas responsáveis por 15 concursos abertos no Estado, este ano. A Sigma Assessoria em Gestão Pública e a Vale Consultoria tem contratos para realizar certames de 12 prefeituras.

De acordo com a assessoria de imprensa do MPMS, a Operação Carta Convite apura especificamente fraude na licitação nº 12/2018, da Prefeitura de Taquarussu, para contratação de empresa que ficaria responsável pelo processo seletivo de servidores públicos via concurso.

Ainda conforme o órgão, as investigações demonstraram que as empresas têm acordos entre si e contam com a ajuda de agentes públicos para conquistarem os contratos com as prefeituras do interior. O Gaeco também identificou casos de aprovação fraudulenta de candidatos.

Nos siga no Google Notícias