ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Empregos

Servidores do IBGE farão ato em protesto às demissões feita pelo órgão

Luciana Brazil | 15/07/2014 10:43

Em assembleia realizada ontem (14), servidores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) decidiram promover na próxima quinta-feira (17) um ato em protesto às demissões feitas pela entidade desde que a greve teve início, no dia 26 de maio. Mais de 20 servidores já foram demitidos no Estado, ao todo, 169 no país, conforme o Sindicato dos Servidores do IBGE de Mato Grosso do Sul. Os grevistas se reunirão na quinta-feira, em frente a sede do instituto, em Campo Grande, em manifestação pelo posicionamento do órgão.

Agora, além das melhores condições de trabalho e a transformação da carreira em ciclo de gestão, os grevistas exigem que os funcionários temporários sejam recontratados.

Eles decidiram permanecer parados até que o Ministério do Planejamento abra uma mesa de negociações e que os demitidos sejam recontratados. A paralisação destes funcionários prejudica diversas pesquisas feitas pela IBGE, como a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Segundo o presidente do Sindicato, Wilson Blini, as demissões aconteceram porque o órgão não reconheceu o direito de greve dos funcionários.

Conforme o sindicato, até o momento o Ministério não mostrou intenção de negociar. Em 2012, quando os servidores fizeram greve, houve acordo para o pagamento de reajuste, firmado em três parcelas. A última será paga em 2015. Por isso, a pasta diz que há um acordo vigente e não pretende sentar à mesa de negociações.

Das 11 agências no Estado, sete estão totalmente paradas. Pelo menos 80% dos funcionários em Mato Grosso do Sul aderiram à greve. O IBGE tem 72 funcionários efetivos  e aproximadamente 80 temporários. Em 2012, a greve durou 73 dias.

Nos siga no Google Notícias