ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Empresários discutem formas de tirar Ferroeste do papel

Redação | 08/03/2010 16:38

O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, discute nesta terça-feira (8) com empresários de Mato Grosso do Sul as atualizações do Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT) do governo federal. O encontro, realizado pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e Ministério dos Transportes acontece no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco e deverá colocar em pauta a implantação do ramal da Ferroeste no Estado.

De acordo com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, em plena safra de grãos, o sistema de transporte, tanto no Estado quanto no resto do país, dá mostras de estar estrangulado. "A BR-101 que leva a produção do Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá é um comboio só de carretas e caminhões", afirma. O objetivo de Longen é mostrar aos técnicos do Ministério as dificuldades logísticas que o Estado encontra para escoar sua produção, por rodovia, até o Porto de Paranaguá.

Na tentativa de ganhar maior apoio do governo federal ao projeto de expansão da Ferroeste até Maracaju, os governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) criaram a Ferrosul, uma operadora pública de propriedade dos quatro estados, para atuar a partir da plataforma da Ferroeste.

As reuniões para atualizar o PNLT vão subsidiar a elaboração do Plano Plurianual (PPA) do governo federal e o próximo encontro do cronograma, com a presença da Ferroeste, está marcado para quinta-feira (11), em Florianópolis, na Federação das Indústrias de Santa Catarina.

O PNLT dividiu o Brasil em vetores de desenvolvimento em vez de regiões. Mais da metade do território paranaense está dentro do vetorial centro-sudeste, que inclui todo o Mato Grosso do Sul e São Paulo e parte de Minas Gerais e Goiás. Na reunião de Florianópolis será discutido o vetorial sul, que envolve o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná.

Nos siga no Google Notícias