A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

18/10/2013 16:12

Energia economizada no horário de verão abastece 60 mil habitantes/ mês

Zana Zaidan

Durante os 119 dias do horário de verão, os consumidores de Mato Grosso do Sul vão economizar 8.700 MWh em energia elétrica. O cálculo foi feito pela Enersul, concessionária de energia que atende 74 dos 79 municípios do Estado, e aponta que este volume é suficiente para abastecer, durante um mês inteiro, uma cidade com quase 60 mil habitantes.

Só no horário de pico, que vai das 18 às 21 horas, a redução na demanda por energia é estimada em 5% - é como se neste intervalo de tempo as cidades de Naviraí e Aquidauana ficassem totalmente desligadas.

Segundo a Enersul, adiantar os relógios em uma hora evitam, por exemplo, acionar a iluminação pública no período que coincide com o horário de pico. Além disso, acontecem mudanças nos hábitos da população, que pode aproveitar melhor a luz natural do Sol.

Benefícios - O principal benefício da redução da demanda é a otimização do sistema elétrico - decorrente do menor carregamento nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição de energia - e a redução de geração térmica. A diminuição da demanda permite, ainda, poupar a água dos reservatórios das hidrelétricas, que deverão estar bem abastecidos para quando iniciar o período de seca.

Neste ano, os relógios serão adiantados em uma hora a partir de sábado (20) até o dia 16 de fevereiro de 2014. Além de Mato Grosso do Sul, entram no horário de verão os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, onde a hora será adiantada em sessenta minutos em relação ao horário convencional.



Engraçado né que todo ano sobe imposto,acho que o conceito de encomia esta bem errado nesse "horário de verão" que para mim só é mais uma desculpa desse bando de corvos da politica querendo ganhar em cima de nós trabalhadores que ja levantamos cedo para garantir o pão na mesa e teremos que levantar mais cedo ainda só para "economizar" algo que não se reflete em nada na conta absurda que pagamos todo ano!!
 
Franciele Jung em 19/10/2013 08:27:01
este horário de verão já deu o que tinha que dar,a região nordeste do país por exemplo já não existe por lá, só falta nós do centro-oeste e sul-sudeste,abdicar dele,com pré sal de petróleo,pra que esta econômia mediocre do horário de verão?
 
antonio costa em 18/10/2013 23:10:52
No horário de verão há economia de energia? Me engana que eu gosto. Só para comparação: pega como exemplo uma residência, um órgão público e uma empresa e veja se há alguma diferença nos consumos nos períodos do horário de verão. Tempos passados já fiz essa comparação e não vi diferença nenhuma.
 
Carlos José em 18/10/2013 20:39:05
Imagina se igualassem nosso horario ao de São Paulo, quanto economizariamos?
e se colocassem horario de verão o ano todo em todos os estados?
eu só acho que se Deus quisesse que o horario fosse uma hora a menos, nós já teriamos isso desde sempre, economia é sempre boa, mas temos que respeitar os horarios da natureza tambem, os animais não entram no horario de verao.
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 18/10/2013 17:59:28
Eu duvido, acho isso pura enrolação que sacrifica quem trabalha e tem que acordar cedo, principalmente as crianças. Na verdade apenas muda-se o horário de pico para uma hora mais tarde pura mentira para justificar uma decisão equivocada de politicos incompetentes com suas politicas incompetentes.
 
João Carlos Nocera em 18/10/2013 17:26:21
Fala-se tanto em economia para os consumidores, porém, nos nossos bolsos não vejo diferença alguma, então a pergunta que não se cala é a seguinte: "quem está ganhando diretamente com essa tal economia?".
 
Clodoaldo Coene de Oliveira em 18/10/2013 16:42:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions