ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Energisa assina compromisso de compra de grupo que controla a Enersul

Bruno Chaves | 12/07/2013 10:41

Um compromisso de compra e venda do Grupo Rede Energia, empresa do setor elétrico que mantém a Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) e mais setes distribuidoras no Centro-Oeste e Norte, foi assinado ontem (11) entre o controlador da Rede, Jorge Queiros de Moraes Junior, e o Grupo Energisa, que surgiu em Minas Gerais e possui cinco distribuidoras no Brasil.

O juiz da 2º Vara de Falências e Recuperações de São Paulo, onde o processo tramita, ainda precisa homologar o acordo para que a transferência da Rede seja efetivada. Mesmo assim, o compromisso de compra e venda aparece como uma solução para a recuperação judicial da Rede, que teve início em 2012 e quase terminou em falência na última semana por causa de impasses entre credores e controladores da Rede.

A Rede Energia possui uma dívida de cerca de R$ 6 bilhões e, de acordo com o jornal Folha de São Paulo, atualmente, a transação entre os dois grupos é a maior recuperação em curso no Brasil, a primeira no setor elétrico.

Segundo nota oficial divulgada pela Energisa, o acionista controlador do Grupo Rede e das respectivas distribuidoras em recuperação judicial aceitou a proposta de aquisição do controle acionário do Grupo.

Com isso, a proposta da Energisa foi a única submetida à votação dos credores na forma de um Plano de Recuperação Judicial, sendo que a maioria dos credores do Grupo Rede foi favorável à proposta apresentada pela companhia de Minas Gerais.

Antes, a venda da Rede Energia era negociada, com exclusividade, com o consórcio CPFL e Equatorial Energia. No entanto, os credores reclamavam das condições de pagamento.

Alegando que a o processo podia terminar em falência, a Energisa conseguiu convencer a Justiça a quebrar a exclusividade do consórcio na negociação. Depois disso, a empresa apresentou sua oferta.

Depois de a proposta ser aprovada pelos credores da Rede, ficou definido que a Energisa irá pagá-los com menores descontos e em prazo de tempo menor. Dessa forma, a dívida do grupo deve cair para menos de R$ 3 bilhões.

Ontem, a ação foi protocolada na Justiça. Agora, os dois grupos aguardam a homologação do processo. No doa 15 de julho termina no prazo da recuperação judicial do Grupo Rede. Já o prazo dado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para a intervenção das oito distribuidoras de Rede termina no dia 31 de agosto.

Nos siga no Google Notícias